DIÁLOGOS ENTRE O CONHECIMENTO POPULAR E CIENTÍFICO

Autores

  • Andressa de Jesus Araújo Ramos UFPA/ Castanhal
  • João Batista Santiago Ramos UFPA/ Castanhal

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v3i1.432

Resumo

A ciência moderna nos formou de maneira insuficiente em relação a nossa existência no mundo, visto que, tradicionalmente, se limitava, apenas, em classificar o conhecimento em “científico” e “não científico”. Porém com o surgimento da ciência pós-moderna as inquietações dos pesquisadores contemporâneos não se restringem à mera classificação de conhecimentos, mas sim em incluir e valorizar essa multiplicidade de saberes. Dessa forma, este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), reflete sobre os diálogos entre o conhecimento popular e científico na esfera acadêmica. O referencial teórico desta pesquisa ampara-se em: Santos (2008), Santos e Filho (2008).  Sendo assim, acredita-se que este estudo trará discussões relevantes no que tange a interação entre o conhecimento popular e científico na academia, uma vez que, a inclusão e a valorização do conhecimento popular na esfera acadêmica a partir da ecologia de saberes – que se trata da intensificação da pesquisa-ação -, promove uma transformação epistemológica no interior da universidade. 

Biografia do Autor

  • Andressa de Jesus Araújo Ramos, UFPA/ Castanhal
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA/UFPA) - Campus de Castanhal. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  • João Batista Santiago Ramos, UFPA/ Castanhal
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA/ UFPA) - Campus de Castanhal. Professor de Filosofia da Faculdade de Pedagogia na UFPA-Campus de Castanhal. Coordenador Geral da UFPA-Campus de Castanhal. Doutor em filosofia pela Universidade do Porto-Portugal

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Publicado

2019-08-15