METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAS NO ENSINO FARMACÊUTICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Nathalia Minelli Medeiros de SOUSA UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v6i0.1756

Resumo

O estudo trata-se de uma revisão integrativa que objetivou identificar quais as metodologias de aprendizagem significativas são mais utilizadas no ensino farmacêutico apontadas na literatura vigente. Os dados foram coletados nas bases de dados Scielo e BVS, com recorte temporal entre os anos 2008 e 2018, utilizando os descritores: “aprendizagem ativa”, “educação em farmácia”, “metodologias”, assim a amostra constitui em 9 artigos. A partir dos estudos foi possível verificar que todas as metodologias empregadas são alternativas que proporcionam aos alunos a trabalhar com problemas reais e/ ou desafios que exigem momentos de reflexão, criatividade, habilidade comunicativa e exercício de liderança. Conclui-se que com a aplicação de metodologias de aprendizagem significativas no ensino farmacêutico o processo de aprendizagem torna-se reflexivo e proporciona ao educando enfrentar o seu cotidiano profissional de maneira mais eficaz, humanizada e capaz de prestar serviços voltados ao integral cuidado das pessoas.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem Ativa, Educação em Farmácia, Metodologias.

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Publicado

2021-08-02

Edição

Seção

Artigo de Revisão