METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAS NO ENSINO FARMACÊUTICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v6i0.1756Resumo
O estudo trata-se de uma revisão integrativa que objetivou identificar quais as metodologias de aprendizagem significativas são mais utilizadas no ensino farmacêutico apontadas na literatura vigente. Os dados foram coletados nas bases de dados Scielo e BVS, com recorte temporal entre os anos 2008 e 2018, utilizando os descritores: “aprendizagem ativa”, “educação em farmácia”, “metodologias”, assim a amostra constitui em 9 artigos. A partir dos estudos foi possível verificar que todas as metodologias empregadas são alternativas que proporcionam aos alunos a trabalhar com problemas reais e/ ou desafios que exigem momentos de reflexão, criatividade, habilidade comunicativa e exercício de liderança. Conclui-se que com a aplicação de metodologias de aprendizagem significativas no ensino farmacêutico o processo de aprendizagem torna-se reflexivo e proporciona ao educando enfrentar o seu cotidiano profissional de maneira mais eficaz, humanizada e capaz de prestar serviços voltados ao integral cuidado das pessoas.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem Ativa, Educação em Farmácia, Metodologias.
Referências
BARROS, K.B.N.T.; PRADO, R.M.S.; LOUREIRO, A.N.C.; VARELA, D.S.S.; BORGES, K. D.M.; MACHADO, M.F.A.S. Metodologia Ativa na Construção de um Processo Educativo Critico Reflexivo com Discentes do curso de Farmácia. Interface- Comunicação Saúde Educação. 2014; 17(47): 969-75.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia.Brasília: MEC, 2002.
COSTA, V.C. I. Aprendizagem baseada em problemas (PBL).RevistaTavola Online. 5 (1): 1-3, mar., 2013. Disponível em: .acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
FARIA, J.C.M. Construção de weblog como ferramenta para o ensino do uso racional de medicamentos no curso de farmácia.. Revista Docência no Ensino Superior. 2016; 6(2): 177-202. Disponível em:https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2104. Acesso em 21 de fevereiro de 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3. ed.São Paulo: Paz e Terra; 2008.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspectivas, 14(2), 2000. Disponível em: . Acesso: em 21 de fevereiro de 2019.
GALATO, D.; ALANO, G.M.; FRANÇA, T. F.; VIEIRA, A.C. Exame Clínico Objetivo Estruturado (ECOE): uma experiência de ensino por meio de simulação do atendimento farmacêutico. Interface - Comunicação Saúde Educação. 2011; 15(36): 309-19. Disponível em:. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
GOSSENHEIMER, A. N.; CARNEIRO, M.L.F.; CASTRO, M. S.; Estudo comparativo da metodologia ativa “gincana” nas modalidades presencial e à distância em curso de graduação de Farmácia. ABCS – Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde. 2015; 40 (3): 234 -240.
GUALBERTO, A.C.A; VICENTE, R. P. A inclusão de metodologias ativas na disciplina de deontologia farmacêutica - relato de experiência docente. Revista de Educação Meio Ambiente e Saúde. 2017; 7(2): 1-10.
JESUS, E.M.S.; SANTOS, D.V.; VIEIRA, M.L.C.; CARVALHO, A.A. Metodologias de ensino e os estilos de aprendizagem na graduação em farmácia: um estudo piloto. Revista Online de Política e Gestão Educacional. 2017; 21 (1): 621- 639. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/992. Acesso em: 22 de fevereiro de 2019.
LIMBERGER, J.B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para educação farmacêutica: um relato de experiência. Interface- Comunicação Saúde Educação. 2013; 17(47): 969-75.Disponívelem:. Acesso em: 23 de fevereiro de 2019.
MARINI, D.C. Avaliação da Experiência de Estudantes de Farmácia no Componente Curricular de Farmacologia com a Utilização da Metodologia de Aprendizagem Baseada em Tarefas. Foco. 2013; 4(50): 89-110. Disponível em:. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
MARINI, D.C. Avaliação da experiência de estudantes de farmácia no componente curricular de farmacologia com a utilização da metodologia de aprendizagem baseada em tarefas. Foco. 2013; 4 (5): 89-110.
SANTANA, C.A.; CUNHA, N.L.; SOARES, A.K.A. Avaliação discente sobre a metodologia de ensino baseado em problemas na disciplina de Farmacologia. Revista Brasileira de Farmácia. 2012; 93 (3): 337-340.
TONIETO, C.; FÁVERO, A.A. Contribuições da Filosofia de John Dewey para a educação: a democracia como credo pedagógico. In: IX ANPED SUL - SEMINÁRIO DEPESQUISA EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais. Caxias do Sul: UCS, 2012. 15p. Disponível em: . Acesso em: 25 de fevereiro de 2018.