SEXISMO E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA DOCÊNCIA DOS CURSOS DE EXATAS

Autores

  • Samara Peireira de SOUSA UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v6i0.1732

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a representatividade feminina do corpo docente dos cursos de exatas, refletindo acerca das relações de gênero constituídas na sociedade que contribuem para uma desigualdade entre homens e mulheres. Para empreender tal discussão, utilizou-se como aporte teórico Barreto (2014), Butler (2012), Pinto e Cruz (2012), Lopes (2016), entre outros. Optou-se por uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica interpretativa na busca de significações para as concepções teóricas expostas na literatura existente. As análises apontaram que apesar da inserção ao longo das últimas décadas de diversas políticas públicas direcionadas ao acesso do ensino superior, em especial aos cursos de exatas, a participação do público feminino em cursos dessa área ainda é bastante reduzida, mas que há uma crescente considerável e, por isso, pesquisas nesse sentido se tornam importantes no âmbito acadêmico para promover o debate e a reflexão acerca da desigualdade de gêneros existente em nosso meio social.

PALAVRAS-CHAVE: Sexismo. Docência Superior. Disparidade. Representatividade Feminina.

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão