AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Humberto Vieira
  • Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti

Resumo

O presente artigo tem como objetivo é utilizar conceitos e contribuições da psicanálise para discutir questões relativas à prática educacional. O intuito é refletir sobre as possibilidades de contribuição da psicanálise para a formação de professores, problematizando os modelos de formação e prática docente que homogeneízam o que deveria ser singular à experiência do sujeito. Nesse contexto, buscamos contribuições de algumas categorias importantes da teoria psicanalítica a partir da pesquisa bibliográfica de autores nessa perspectiva teórica, como importante via na compreensão dos processos psíquicos inconscientes envolvidos no campo da formação de professores.

Palavras-Chave: Psicanálise; Educação; Formação de Professores.

Referências

CHARLOT, B. Formação de Professores: a pesquisa e a política educacional. In: Pimenta, S. G.; Ghedin, E. (Orgs.) Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FREUD, S. (1905/1976a). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. 7. Rio de Janeiro: Imago.

________. (1908/1976b). Sobre as teorias sexuais infantis. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. 9. Rio de Janeiro: Imago.

________. (1913/1976d). O interesse científico da Psicanálise. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. 13. Rio de Janeiro: Imago.

________. (1930/1976e). O mal-estar na civilização. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. 21. Rio de Janeiro: Imago.

Kupfer, M. C. Freud e a Educação: o mestre do impossível. São Paulo, Scipione, 1989.

KUPFER, M. C. Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo: Editora Escuta, 2000.

Libâneo, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar em Revista, v. 17, p. 153-176, 2005.

LIMA, M. S. Da deficiência mental à inibição: um estudo a partir da contribuição da psicanálise. Dissertação de mestrado. Universidade de Fortaleza, 2009.

Maldaner, J. J. O inconsciente na prática pedagógica. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.

Marin, A. J. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. In: Cadernos Cedes, 1995.

MARTINS, J. B. (2009). Contribuições da psicanálise para a formação de professores. Revista Iberoamericana de Educación. n.º 48/5. 25 de fevereiro, 2009.

MRECH, L. M. Mas, afinal, o que é educar? In: Mrech, L. M. (Org). O impacto da Psicanálise na Educação. São Paulo: Avercamp, 2005.

NETO, N. L. S. (2008). Inconsciente e Educação: implicações da psicanálise na formação do pedagogo. Dissertação de Mestrado. Programa de pós-graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

PEDROZA, R. L. S. Psicanálise e Educação: análise das práticas pedagógicas e formação do professor. Psic. da Ed. São Paulo, 2010, 30. pp. 81-96.

PEREIRA, J. D. Formação de professores. Pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Downloads

Publicado

2021-06-09