Autoformação, Profissionalização Docente e as Tecnologias Educativas nos Cursos de Pedagogia na Modalidade à Distância das IES públicas no Brasil

Autores

  • Rhanica Evelise Toledo Coutinho
  • Joaquim José Jacinto Escola UTAD – Universidade Trás-os-Montes e Alto D’ouro, Vila Real, Portugal. LAGERES - Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores, UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i1.139

Resumo

Na pós-modernidade acreditamos que alguns docentes apresentam resistência ao uso das Tecnologias Educativas (TE). Busca-se identificar nos programas dos Cursos de Pedagogia na modalidade à distância das Instituições de Ensino Superior de ordem pública, inserções de temas transversais relacionados as TEs. Espera-se compreender como os conceitos de tecnologias vem sendo inseridos no processo de formação inicial, autoformação e profissionalização docente. Questiona-se: Existem conteúdos relacionados as Tecnologias da Educação inclusas nas ementas e disciplinas dos cursos de pedagogia das referidas IES? Dentre os sites dos cursos de pedagogia mapeados encontramos informações de modo a permitir uma avaliação transparente? Como as diferentes regiões do Brasil se comportam frente a essas questões? Como metodologia pautou-se na Dimensões propostas por Novikoff, Levantamento do Estado do Conhecimento e pesquisa teórica do tipo mista. Destaca-se nos resultados que a maior concentração de IES que se utilizam das TEs encontram-se no Nordeste (13) e Sudeste (12), já região norte, possui apenas uma IES, justificando sua pouca expressividade no uso de TE. O termo "Tecnologia" que foi mencionado (88) vezes, denotando a existência de conteúdos de TE no material investigado, nota-se que a forma com que são disponibilizados, inviabilizam uma avaliação transparente.

Biografia do Autor

  • Joaquim José Jacinto Escola, UTAD – Universidade Trás-os-Montes e Alto D’ouro, Vila Real, Portugal. LAGERES - Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores, UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.
    Joaquim José Jacinto Escola formado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, Portugal, em 1997. Formado em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Coimbra em 1992, obteve o seu doutoramento em Ciências da Educação na Universidade De Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal, em 2003. É actualmente Professor Assistente do Departamento de Educação e Psicologia da UTAD. Seus interesses de pesquisa incluem as linhas: comunicação e Tecnologia Educacional; Filosofia da educação; Ética da computação. É membro da filosofia do espaço público e do grupo e filosofia da educação, que inclui investigadores do Instituto de Filosofia do Porto, onde é membro investigador.

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Publicado

2017-03-16