ADESÃO DE DOCENTES ÀS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Rozane Pereira de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias UFCG
  • Kennia Sibelly Marques de Abrantes Sucupira UFCG
  • Belijane Marques Feitosa UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v4i1.1159

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa que objetivou analisar a produção científica sobre a adesão às metodologias ativas como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior. Os dados foram coletados nas bases de dados Scielo e BDTD, com recorte temporal entre os anos 2008 e 2018, utilizando-se os descritores: “metodologias ativas”, “ensino”, “docentes”. A amostra constituiu em 9 artigos. As publicações sobre a adesão às metodologias ativas como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior têm sido tênues, demonstrando que ainda há muito a avançar nesse assunto. Conclui-se que a maior parte dos estudos evidencia efeitos positivos com a aplicação de novas estratégias de ensino e ainda, corrobora a necessidade de mudanças na educação no ensino superior. Também foi possível constatar que as metodologias ativas de ensino representam uma nova forma de fazer e pensar a Educação.

Biografia do Autor

  • Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias, UFCG
    Professora Doutora da Universidade Federal de Campina Grande
  • Kennia Sibelly Marques de Abrantes Sucupira, UFCG
    Professora Doutora da Universidade Federal de Campina Grande
  • Belijane Marques Feitosa, UFCG
    Professora Mestre da Universidade Federal de Campina Grande

Referências

ALVES, E. ; OLIVEIRA, M.A.C. O desenvolvimento da competência crítica e reflexiva no contexto de um currículo integrado. 2013. 148 f. Tese (Doutorado em Enfermagem)- Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-05062014-115305/> acesso em 26 de janeiro de 2019.

AQUILANTE, A.G. et al. Situações-problema Simuladas: uma Análise do Processo de Construção. Rev. bras. educ. med. Rio de Janeiro, v.35, n.2, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000200002&lang=pt> acesso em 28 de janeiro de 2019.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BORGES, T. S; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante de ensino superior. Cairu em Revista. Salvador, v.3, n.4, 2014. Disponível em: < https://www.ea2.unicamp.br/mdocs-posts/metodologias-ativas-na-promocao-da-formacao-critica-do-estudante-o-uso-das-metodologias-ativas-como-recurso-didatico-na-formacao-critica-do-estudante-do-ensino-superior/> acesso em 28 de janeiro de 2019.

CAMARGO, A. S. S.; SLOMSKI, V. G. Percepções sobre o uso das mídias digitais como recurso pedagógico de docentes que atuam em cursos de Ciências Contábeis. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, São Paulo, 2015. Disponível em: < http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/FAAP_a2169cfdbb0153182f8ca603f84d3e87> acesso em 28 de janeiro de 2019

CAVALI, R.C. Metodologias ativas no ensino superior – Uma experiência com projetos integradores. 2016. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26661_13551.pdf> acesso em 08 de janeiro de 2019

CONCEICAO, C. V. da; MORAES, M. A. A. de. Aprendizagem Cooperativa e a Formação do Médico Inserido em Metodologias Ativas: um Olhar de Estudantes e Docentes. Rev. bras. educ. med. Brasília, v.42, n.4, 2018. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20180013.> acesso em 28 de janeiro de 2019

CONTERNO, S. de F. R.; LOPES, R. E. Pressupostos pedagógicos das atuais propostas de formação superior em saúde no Brasil: origens históricas e fundamentos teóricos. Revista de avaliação do ensino superior. Sorocaba, v. 21, n. 3, p. 993-1016, nov. 2016 Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/aval/v21n3/1982-5765-aval-21-03-00993.pdf> acesso em 27 de janeiro de 2019

FAVARO, J. E.; MIZUKAMI, M. da G. N. Metodologias ativas: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de publicidade e propaganda: período de 2013 a 2017. 2018. 136 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Disponível em: < http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3651> acesso em 27 de janeiro de 2019

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GILBOY, M. B.; HEINERICHS, S.; PAZZAGLIA, G. Enhancing Student Engagement Using the Flipped Classroom. Journal of Nutrition Education and Behavior. v. 47, n. 1, p. 109- 114, 2015.

LACERDA, F. C. B.; SANTOS, L. M. dos. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Revista de avaliação do ensino superior. Campinas, v.23, n.3, pp.611-627, 2018. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300003.> acesso em 28 de janeiro de 2019

LAMES, L. da C. J.; SLOMSKI, V. G. Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica. 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://132.0.0.61:8080/tede/handle/tede/494> acesso em 27 de janeiro de 2019

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp- content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf> acesso em 05 de janeiro de 2019

PAIVA, M.R.F. et al. Metodologias ativas de ensino aprendizagem: Revisão integrativa. Sanare. Sobral. v.15, n.2, p.145-153, 2016. Disponível em: <https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/download/1049/595 > acesso em 03 de janeiro de 2019

PEIXOTO, A.G. O uso de metodologias ativas como ferramenta de potencialização da aprendizagem de diagramas de caso de uso. Periódico científico outras palavras. Brasília, v. 12, n. 2, 2016. Disponível em: acesso em 03 de janeiro de 2019

TEOFILO, T. J. S.; DIAS, M. S. de A. Concepções de docentes e discentes acerca de metodologias de ensino-aprendizagem: análise do caso do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral - Ceará. Interface. Botucatu, v.13, n.30, pp.137-151, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832009000300012&script=sci_abstract&tlng=pt> acesso em 27 de janeiro de 2019

Downloads

Publicado

2019-10-26