CONTRIBUIÇÕES PARA DESMISTIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Manoel Vanderson Vieira Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/ CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • Carlos Davidson Pinheiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/ CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v4i1.1157

Resumo

O presente artigo trata-se de uma revisão integrativa da literatura que aborda a Educação a Distância na suas várias vertentes visando contribuir de maneira efetiva e significativa para a desmistificação dessa modalidade de ensino tão pragmatizada ao longo do tempo, discutindo características envolvendo EAD, suas fases, importância e desafios encontrados nesse percurso, delineando essa discussão através de aportes teóricos. Teve-se uma revisão ampla e abrangente da literatura visando sintetizar resultados obtidos em pesquisas e trabalhos sobre o assunto em questão, de forma sistemática. Este tipo de revisão proporciona informações mais amplas acerca do assunto. Foi verificado os conceitos e relações substanciais para tal discussão, levando a inferir que para o bom funcionamento dessa modalidade de ensino tem que ser garantido bons materiais de estudo, uma plataforma que permita interação efetiva entre todos os participantes, bem como profissionais qualificados (tutores) para esse trabalho tão importante, tendo em vista que eles incentivarão seus alunos a serem autônomos e disciplinados para o estudo.

Referências

ANDRADE, Nóslem Motta de. A práxis em educação ambiental de egressos dos sistema público de ensino superior a distância no Norte dos Espírito Santo. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica). Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo. São Mateus, 2018. Disponível em: < http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/10600/1/tese_12459_86%20-N%C3%B3slen%20Motta%20de%20Andrade.pdf > acesso em 23 jan. 2019.

BALBINOT, Amanda Bifano; BULEGON, Ana Marli; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de; BEHAR, Patricia Alejandra; PORTELLA, Vera Catarina Castiglia. A prática docente em educação a distância: o uso do modelo metodológico dos três momentos pedagógicos. CINTED-UFRGS/ Novas Tecnologias na Educação, V. 8, nº 3, dezembro 2010. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/18108/10680 > acesso em 15 dez. 2018.

BRASIL. Decreto Nº 9057, de 25 de Maio de 2017. Lex: Regulamenta o art.80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm > acesso em 15 jan. 2019.

BRASIL. Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lex: Lei de Diretrizes e Bases da educação Brasileira (LDB), Brasília, DF, 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm > acesso em 15 jan. 2019.

ERCOLE, F. F.; MELO, L. S.; ALCOFORADO, C. L. G. C.. Revisão Integrativa versus Revisão Sistemática. REME - Revista Mineira de Enfermagem, V. 18, Nº 1, jan/mar 2014. Disponível em: < http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/904 > acesso em 25 jan. 2019.

GILBERTO, Irene Jeanete Lemos. A formação profissional e a prática docente na educação a distância. Educação & Linguagem, V. 17, nº 2, p. 91-104, jul.-dez. 2014. Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/viewFile/5333/4386 > acesso em 15 dez. 2018.

MARTINS, Evaneide Dourado; FELIX, Neudiane Moreira. Aluno Aprendiz em educação a distância: Material didático e avaliação. RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 21, n. esp. 1, p. 799-813, out.2017. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/viewFile/9899/6811 > acesso em 15 jan. 2019.

MAURO, Ricardo Arruda; FREITAS, Rodrigo Augusto de; CINTRÃO, Janaína Florinda Ferri; GALLO, Zildo. Educação a Distância: Contribuições da modalidade para uma qualificação empreendedora. Revista de Gestão e Projetos – GeP, V. 8, Nº 3, p. 118-128, Set/Dez 2017. Disponível em: < http://www.revistagep.org/ojs/index.php/gep/article/view/572/pdf > acesso em 22 fev. 2019.

PAIVA, Fabrícia Vellasques; DIAZ, Mariane; GONÇALVES, Anne Caroline Silva. Prática de ensino e formação docente na EAD: Material didático e tutoria na construção da sala de aula de uma disciplina. In: SIED- Simpósio Internacional de Educação a Distância / EnPED – Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 1ª, 2012, São Carlos –SP. Anais do I SIED; EnPED, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, 2012, p. 184. Disponível em: < http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/370/184 > acesso em 20 dez. 2018.

PIRES, Carla Simone; ARSAND, Daniel Ricardo. Análise da utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância (EAaD). Revista Thema, Pelotas/RS, V. 14, nº 1, p. 182 a 198, 2017. Disponível em: < http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/352 > acesso em 16 jan. de 2019.

ROSIN, Claudia Aparecida Bueno. A Educação a Distância no Brasil – Limites e possibilidades na implantação da EAD no Ensino Superior. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UMSP/FEL – Universidade Metodista de São Paulo / Faculdade de Educação e Letras, São Bernardo do Campo 2010. Disponível em: < http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1156/1/Claudia%20Aparecida%20.pdf> acesso em 25 jan. de 2019.

SANTOS, Ralph José Neves dos. O tutor presencial na educação à distância: Teoria versus prática no fazer docente nas instituições de ensino superior de Pirapora-Mg. Revista Multitexto, V. 5, nº 01, p. 87-96, 2017. Disponível em: < http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/205 > acesso em 30 dez. 2018.

SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte. Desafios da educação à distância ao sistema de educação superior: novas reflexões sobre o papel da avaliação. Educar, Curitiba, nº 28, p. 167-177, 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/n28/a11n28.pdf > acesso em 10 dez. 2018.

SILVA, Lucas Gomes; SACRAMENTO, Manuella Vieira. Educação a Distância: Impulso na cultura do ensino e da aprendizagem. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados-MS, V. 2, nº 3, Jan./Nov. 2014. Disponível em: < http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3963/2583 > acesso em 05 jan. 2019.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D. S.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, 2010; 8(1 Pt 1):102-6. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102> acesso em 25 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2019-10-26