O impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores de Ciências: um relato de experiência
Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência com o propósito de descrever as
vivências no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), debatendo as
atividades realizadas e a relevância do projeto como uma ferramenta para integrar teoria e prática, fomentar a interdisciplinaridade e preparar os futuros educadores para os desafios do panorama educacional atual. Os relatos abordados neste texto descrevem as atividades executadas no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), englobando participações em eventos como a Semana do Meio Ambiente e a Semana da Inclusão e Diversidade, além de aulas expositivas e práticas. Os resultados evidenciam que o PIBID proporcionou uma experiência enriquecedora e significativa, impulsionando o desenvolvimento de competências pedagógicas, a sensibilização para questões educacionais e o aprimoramento do comprometimento com a educação científica. Conclui-se, portanto, que o PIBID desempenha um papel fundamental na capacitação dos futuros educadores para os desafios do ensino contemporâneo, promovendo a excelência no ensino e o desenvolvimento integral dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos / Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A) Autor(es) e o periódico mantêm os direitos da publicação; os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial sob qualquer caráter de ineditismo; qualquer utilização subsequente de trechos de manuscritos (e.g., figuras, tabelas, gráficos etc.) publicados na Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza deve reconhecer a autoria e publicação original / Author (s) and the journal maintain the rights of publication; the authors grant the journal the right of first publication, being prohibited their total or partial reproduction in any character of novelty; any subsequent use of excerpts from manuscripts (e.g., figures, tables, graphics, etc.) published in Research and Teaching in Exact and Natural Sciences must acknowledge the original authorship and publication.
B) Autores tem o direito de disseminar a própria publicação, podendo, inclusive disponibilizar o PDF final do trabalho em qualquer site institucional ou particular, bem como depositar a impressão da publicação em bibliotecas nacionais e internacionais / Authors have the right to disseminate the publication itself, and may also make available the final PDF of the work in any institutional or private site, as well as depositing the printing of the publication in national and international libraries.