Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.29215/pecen.v6i0.1944Resumo
Propomos aqui a elaboração de material didático sobre o conceito de calor para a aplicação na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Utilizamos uma abordagem baseada na História e Filosofia da Ciência (HFC) realizando uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos, tais como os conceitos de Flogístico e Calórico, a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor, desenvolvendo assim uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Também reproduzimos o famoso experimento de Joule, detalhando sua construção ao utilizar materiais simples e de fácil obtenção. Este recurso didático foi aplicado a uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública, e aqui detalharemos as etapas dessa aplicação. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, onde foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral. Como resultado tivemos um excelente aproveitamento da turma, pois observou-se as transformações nas ideias errôneas dos estudantes à medida que o conceito de calor foi empregado gradativamente ao longo das intervenções.
Referências
Brasil (2018) Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília: MEC (SEB). 600 p.
Brasil (2002) Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC (SEMTEC). 40 p.
Brasil (2000) Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC (SEMTEC). 109 p.
Forato T.C.M. (2009) A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Martins R.A., Silva C.C. & Prestes M.E.B. (2014) History and Philosophy of Science in Science Education in Brazil. In: Matthews M.R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Australia: Springer. 520 p.
Martins R.A (2006) Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: Silva C.C. (Ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física. 210 p.
Matthews M.R. (1995) História, filosofia e ensino de ciências: tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3): 164–214.
Medeiros A. (2009) Entrevista com o Conde Rumford: da teoria do calórico como o calor como uma forma de movimento. Física na Escola, 10(1): 4–16.
Moreira M.A. (2021) Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43(suppl. 1): 1–8.
Moreira M.A. & Masini E.F.S. (2006) Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 2° edição. São Paulo: Centauro. 111 p.
Passos J.C. (2009) Os experimentos de Joule e a primeira lei da termodinâmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(3): 1–8.
Silva A.P.B., Forato T.C.M. & Gomes J.L.A.M.C. (2013) Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(3): 492–537.
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos / Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A) Autor(es) e o periódico mantêm os direitos da publicação; os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial sob qualquer caráter de ineditismo; qualquer utilização subsequente de trechos de manuscritos (e.g., figuras, tabelas, gráficos etc.) publicados na Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza deve reconhecer a autoria e publicação original / Author (s) and the journal maintain the rights of publication; the authors grant the journal the right of first publication, being prohibited their total or partial reproduction in any character of novelty; any subsequent use of excerpts from manuscripts (e.g., figures, tables, graphics, etc.) published in Research and Teaching in Exact and Natural Sciences must acknowledge the original authorship and publication.
B) Autores tem o direito de disseminar a própria publicação, podendo, inclusive disponibilizar o PDF final do trabalho em qualquer site institucional ou particular, bem como depositar a impressão da publicação em bibliotecas nacionais e internacionais / Authors have the right to disseminate the publication itself, and may also make available the final PDF of the work in any institutional or private site, as well as depositing the printing of the publication in national and international libraries.