Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v6i0.1944

Resumo

Propomos aqui a elaboração de material didático sobre o conceito de calor para a aplicação na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Utilizamos uma abordagem baseada na História e Filosofia da Ciência (HFC) realizando uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos, tais como os conceitos de Flogístico e Calórico, a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor, desenvolvendo assim uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Também reproduzimos o famoso experimento de Joule, detalhando sua construção ao utilizar materiais simples e de fácil obtenção. Este recurso didático foi aplicado a uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública, e aqui detalharemos as etapas dessa aplicação. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, onde foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral. Como resultado tivemos um excelente aproveitamento da turma, pois observou-se as transformações nas ideias errôneas dos estudantes à medida que o conceito de calor foi empregado gradativamente ao longo das intervenções.

Biografias do Autor

  • Renato Nunes Ranalho, UFCG-UAF
    Graduado em Licenciatura Plena em Física pela UFCG, sendo bolsista da CNPq/UFCG por dois anos com o projeto de extensão 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) resíduo eletrônico no CFP (2017 e 2018) participou como voluntário e professor supervisor do projeto de extensão Utilização de materiais recicláveis e de baixo custo para a construção de experimentos em Física (2019). Mestrando em Física pela UFCG, professor na rede estadual de ensino da Paraíba na ECl Professor Crispim Coelho, onde ministra aulas das disciplinas de Física, Colabore Inove (base diversificada), Prática experimental (base diversificada) e eletiva (base diversificada), além de coordenador/pesquisador do projeto "Reaproveitamento das águas fluviais e cinzas das escolas do semiárido Paraibano" com financiamento da FAPESQ. Tem desenvolvido trabalhos relacionados à: metodologias ativas de aprendizagem, objetos virtuais de aprendizagem, práticas experimentais em física com materiais alternativos e de baixo custo, aplicação do princípio dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) em resíduos eletrônicos;
  • Heydson Henrique Brito da Silva, UFPE-CAA
    Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste Av. Marielle Franco, Nova Caruaru, Caruaru, Pernambuco, Brasil. CEP 55014-900. Área: Ciências Exatas e da Terra: Física (Física das Partículas Elementares e Campos, Cosmologia e Ensino de Física). Currículo Lattes

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Publicado

2022-08-23

Edição

Secção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING