A temática “produção de sal” nos livros didáticos de Química do PNLD 2018 utilizados no campus Macau do IFRN: análise de conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.29215/pecen.v6i0.1862Resumo
O livro didático é instrumento essencial dentro do âmbito escolar, sendo a principal referência para que o professor ou professora realize a preparação do que vai ser ensinado, e subsequentemente aprendido pelos estudantes. Neste trabalho, foi realizado uma análise de conteúdo sob a ótica da BNCC, de duas coleções de livros didáticos do PNLD, tendo como referência a temática “produção de sal marinho”. Essa temática foi escolhida, porque o município de Macau, cidade onde os estudantes estão inseridos, é o maior produtor de sal do país. Constatou-se a partir dos critérios analisados sob a ótica da BNCC, que um tema relevante como a produção de sal marinho não foi abordado de forma significativa, mostrando que o livro didático é feito para um estudante genérico, e que o papel do professor é fundamental para escolher o que deve ser ensinado, valorizando os saberes locais e regionais.Referências
Albuquerque Junior E.B. (2018) Análise e controle de qualidade na produção do sal e salmora na Salinor-salinas do nordeste S/A. Mossoró: UFERSA. 38 p.
Da Silva G.M.B., De Moura Sena J. & Galvão B.H.A. (2017) Jogos no Ensino de Ciências: uma proposta para o desenvolvimento de práticas de investigação científica em Ecologia. João Pessoa: Realize. 12 p.
Gomes A.S. & Clavico E. (2005) Propriedades físico-químicas da água. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense. 15 p.
Mortimer E.F. & Machado A.H. (2017) Química. São Paulo: Scipione.
Novais V.L.D. & Tissoni M. (2016) Química. Curitiba: Positivo.
Nuñez I.B., Ramalho B.L., Silva I.K.P. & Campos A.P.N. (2003) A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, 33(1): 1–11. https://doi.org/10.35362/rie3312889
Ramalho B.L. & Núñez I.B. (2011) Aprendendo com o ENEM: reflexões para melhor pensar o ensino e a aprendizagem das ciências naturais e da matemática. São Paulo: Liber Livro. 240 p.
Rocha I.B.S. (2019) Análise do conteúdo atomística nos livros didáticos de química do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2018). Santa Catarina: IFSC. 42 p.
Santos D. (2016) Sobre a Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 25 p.
Santos V.A. & Martins L. (2011) A importância do livro didático. Candombá–Revista Virtual, 7(1): 20–33.
Verceze R.M.A.N. & Silvino E.F.M. (2008) O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-Mirim. Práxis Educacional, 4(4): 83–102.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos / Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A) Autor(es) e o periódico mantêm os direitos da publicação; os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial sob qualquer caráter de ineditismo; qualquer utilização subsequente de trechos de manuscritos (e.g., figuras, tabelas, gráficos etc.) publicados na Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza deve reconhecer a autoria e publicação original / Author (s) and the journal maintain the rights of publication; the authors grant the journal the right of first publication, being prohibited their total or partial reproduction in any character of novelty; any subsequent use of excerpts from manuscripts (e.g., figures, tables, graphics, etc.) published in Research and Teaching in Exact and Natural Sciences must acknowledge the original authorship and publication.
B) Autores tem o direito de disseminar a própria publicação, podendo, inclusive disponibilizar o PDF final do trabalho em qualquer site institucional ou particular, bem como depositar a impressão da publicação em bibliotecas nacionais e internacionais / Authors have the right to disseminate the publication itself, and may also make available the final PDF of the work in any institutional or private site, as well as depositing the printing of the publication in national and international libraries.