A caracterização de uma base orientadora para ensinar o conteúdo de mamíferos: contribuições da Teoria de P. Ya. Galperin

Autores

  • Alessandro Augusto de Barros Façanha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Micarla Silva de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nathany Morais de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v4i0.1546

Resumo

Este estudo traz uma contribuição para o ensino de ciências e objetiva investigar uma base orientadora para o conteúdo de mamíferos. Metodologicamente se fundamenta na elaboração do esquema da base orientadora completa para o estudo dos mamíferos em enfoque sistêmico da Atividade e nos pressupostos da invariante da ação para assim caracterizar e elaborar um esquema da base orientadora completa da ação, o EBOCA para se identificar o conceito de mamíferos, a partir do qual se problematizam as questões de ensino sob a perspectiva da Teoria da Atividade. Como resultado se propõe esse modelo orientador como uma referência didático-metodológica para o ensino das ciências em função de se possibilitar um processo de aprendizagem pautado nos indicadores qualitativos da ação, cuja vantagem reside no fato de uma atividade consciente e com alto grau de transferência na resolução de problemas.

Palavras chave: Conceitos científicos, ensino de mamíferos, orientação da ação.  

Referências

BRASIL S. (2017) Base Nacional Curricular Comum-BNCC. 600 p.

Davidov V. & Shuare M. (1988) La enseñanza escolar y el desarrolo psiquico: investigación psicológica teórica experimental. Moscu: Progresso. 222 p.

Dong B., Quan R. & Chen Z. (2019) Prolonged milk provisioning and extended maternal care in the milking spider Toxeus magnus: biological implications and questions unresolved. Zoological Research, 40(4): 241–243. https://doi.org/10.24272/j.issn.2095-8137.2019.041

Fariñas L.G. (2010) Axiología y epistemología del enfoque histórico cultural: para uma praxis humanista. Disponível em: http://galatea.uacm.edu.mx (Acessado em 30/09/2020).

Galperin P.Ya. (1982) Intellectual capabilities among older preschool children: on the problem of training and mental development. Chicago: University of Chicago. 526 p.

Galperin P.Ya. (1986) Sobre el método de formación por etapas de las acciones intelectuales en antología de la psicología pedagógica y las edades. La Habana: Editorial Pueblo y Educación. 346 p.

Galperin P.Ya. (2001) Sobre la formación de los conceptos y de las acciones mentales: la ciencia psicológica en la URSS (p. 45–56). In: Rojas L.Q (Comp.). La formación de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. Tlaxcala: Universidad Autónoma de Tlaxcala.

Galperin P.Ya, Zaporózhets A. & Elkonin D. (1987) Los problemas de la formación de conocimientos y capacidades en los escolares y los nuevos métodos de enseñanza en la escuela (p. 306–316). In: Shuare M. (Org.). La psicologia evolutiva y pedagógica en la URSS. Antología. Moscú: Editorial Progreso. 350 p.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (2015) Pisa. Disponível em: http://download.inep.gov.br (Acessado em 30/09/2020).

Longarezi A.M. & Puentes R.V. (2017) Ensino desenvolvimental. Antologia. Uberlândia: EDUFU. 242 p.

Mendoza H.J.G. & Delgado O.T. (2020) Proposta de um esquema da base orientadora completa da ação da atividade de situações problema discente. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, 4(1): 180–200. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56482

Nuñez I.B. (2009) Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber livro. 100 p.

Nuñez I.B. & Pacheco O.G. (2013) Formação de conceitos segundo a Teoria de Assimilação de Galperin. Cadernos de Pesquisa, 105: 92–109.

Nuñez I. & Ramalho B. (2013) A formação de habilidades no contexto escolar: contribuições da teoria de P. Ya. Galperin. 34ª Reunião Anual da Anped. Rio de Janeiro: Anped. 17 p.

Nuñez I.B. & Ramalho B.L. (2018) Diagnóstico do nível de desenvolvimento da orientação de uma ação, em Química Geral, com futuros professores: contribuições da Teoria de P. Ya. Galperin. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, 2(2): 412–439.

https://doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-6

OCDE (2013) PISA 2012 assessment and analytical framework: Mathematics, reading, science, problem solving and financial literacy. [S. l.]: OECD Publishing, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2XhQVpM (Acesso em: 20/05/2020).

OCDE (2015) Programa da OCDE Internacional de Alunos-PISA. Itens liberados de ciências. [S. l.: s. n.], 2015. Disponível em: https://bit.ly/2zfTHUU (Acesso em: 20/05/2020).

Oliveira M., Costa S.C.S. & Costa S. (2013) A abordagem de mamíferos nos livros didáticos de ciências. 2º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense: 767.

Pereira J. & Nuñez I.B. (2013) Gráficos cartesianos nos livros didáticos de Química do PNLD 2012. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo. Problem Solving and Financial Literacy, OECD Publishing.

Puentes R.V. & Longarezi A.M. (2017) A didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da psicologia histórico-cultural da atividade. Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: Edufu. 224 p.

Rosa M.D.A. (2017) O Uso do Livro Didático de Ciências na Educação Básica: Uma Revisão dos Trabalhos Publicados. Contexto & Educação, 32(103): 55–86. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.55-86

Salmina N.G. (1988) Análisis lógico-psicológico de los procedimientos para discutir la asignatura docente. La Habana: Educación Superior Contemporânea. 11 p.

Silva L.G.L., Santos C.F. & Lima R.N. (2012) Uma análise crítica do conteúdo mammalia em livros didáticos do Ensino Médio utilizados em escolas públicas e privadas de Floriano-PI. VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Tocantins: Editora IFTO.

Tacca M.C.V.R & González F.L.R. (2008) Produção de Sentido Subjetivo: As Singularidades dos Alunos no Processo de Aprender. Psicologia: ciência e profissão, 28(1): 138–161.

Talízina N.F. (1987) Procedimientos iniciales del pensamiento lógico. Moscú: Editorial Progresso. 79 p.

Talízina N.F. (2000) Manual de Psicología Pedagógica. México: Universidad Autónoma de San Luís Potosí. 336 p.

Vygotski L.S. (1993) Obras escogidas II. Madrid: Visor. 595 p.

Yamamoto A.C.A. (2017) Buriti mais: Ciências - 1 Ano. São Paulo: Moderna.

Yarochvsky M.G. & Vygotski L. (1989) A procura de uma nova psicologia. Ênfase: 1–2.

Publicado

2020-11-09

Edição

Secção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING