A caracterização de uma base orientadora para ensinar o conteúdo de mamíferos: contribuições da Teoria de P. Ya. Galperin
DOI:
https://doi.org/10.29215/pecen.v4i0.1546Abstract
Este estudo traz uma contribuição para o ensino de ciências e objetiva investigar uma base orientadora para o conteúdo de mamíferos. Metodologicamente se fundamenta na elaboração do esquema da base orientadora completa para o estudo dos mamíferos em enfoque sistêmico da Atividade e nos pressupostos da invariante da ação para assim caracterizar e elaborar um esquema da base orientadora completa da ação, o EBOCA para se identificar o conceito de mamíferos, a partir do qual se problematizam as questões de ensino sob a perspectiva da Teoria da Atividade. Como resultado se propõe esse modelo orientador como uma referência didático-metodológica para o ensino das ciências em função de se possibilitar um processo de aprendizagem pautado nos indicadores qualitativos da ação, cuja vantagem reside no fato de uma atividade consciente e com alto grau de transferência na resolução de problemas.
Palavras chave: Conceitos científicos, ensino de mamíferos, orientação da ação.
References
BRASIL S. (2017) Base Nacional Curricular Comum-BNCC. 600 p.
Davidov V. & Shuare M. (1988) La enseñanza escolar y el desarrolo psiquico: investigación psicológica teórica experimental. Moscu: Progresso. 222 p.
Dong B., Quan R. & Chen Z. (2019) Prolonged milk provisioning and extended maternal care in the milking spider Toxeus magnus: biological implications and questions unresolved. Zoological Research, 40(4): 241–243. https://doi.org/10.24272/j.issn.2095-8137.2019.041
Fariñas L.G. (2010) Axiología y epistemología del enfoque histórico cultural: para uma praxis humanista. Disponível em: http://galatea.uacm.edu.mx (Acessado em 30/09/2020).
Galperin P.Ya. (1982) Intellectual capabilities among older preschool children: on the problem of training and mental development. Chicago: University of Chicago. 526 p.
Galperin P.Ya. (1986) Sobre el método de formación por etapas de las acciones intelectuales en antología de la psicología pedagógica y las edades. La Habana: Editorial Pueblo y Educación. 346 p.
Galperin P.Ya. (2001) Sobre la formación de los conceptos y de las acciones mentales: la ciencia psicológica en la URSS (p. 45–56). In: Rojas L.Q (Comp.). La formación de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. Tlaxcala: Universidad Autónoma de Tlaxcala.
Galperin P.Ya, Zaporózhets A. & Elkonin D. (1987) Los problemas de la formación de conocimientos y capacidades en los escolares y los nuevos métodos de enseñanza en la escuela (p. 306–316). In: Shuare M. (Org.). La psicologia evolutiva y pedagógica en la URSS. Antología. Moscú: Editorial Progreso. 350 p.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (2015) Pisa. Disponível em: http://download.inep.gov.br (Acessado em 30/09/2020).
Longarezi A.M. & Puentes R.V. (2017) Ensino desenvolvimental. Antologia. Uberlândia: EDUFU. 242 p.
Mendoza H.J.G. & Delgado O.T. (2020) Proposta de um esquema da base orientadora completa da ação da atividade de situações problema discente. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, 4(1): 180–200. https://doi.org/10.14393/OBv4n1.a2020-56482
Nuñez I.B. (2009) Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber livro. 100 p.
Nuñez I.B. & Pacheco O.G. (2013) Formação de conceitos segundo a Teoria de Assimilação de Galperin. Cadernos de Pesquisa, 105: 92–109.
Nuñez I. & Ramalho B. (2013) A formação de habilidades no contexto escolar: contribuições da teoria de P. Ya. Galperin. 34ª Reunião Anual da Anped. Rio de Janeiro: Anped. 17 p.
Nuñez I.B. & Ramalho B.L. (2018) Diagnóstico do nível de desenvolvimento da orientação de uma ação, em Química Geral, com futuros professores: contribuições da Teoria de P. Ya. Galperin. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, 2(2): 412–439.
https://doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-6
OCDE (2013) PISA 2012 assessment and analytical framework: Mathematics, reading, science, problem solving and financial literacy. [S. l.]: OECD Publishing, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2XhQVpM (Acesso em: 20/05/2020).
OCDE (2015) Programa da OCDE Internacional de Alunos-PISA. Itens liberados de ciências. [S. l.: s. n.], 2015. Disponível em: https://bit.ly/2zfTHUU (Acesso em: 20/05/2020).
Oliveira M., Costa S.C.S. & Costa S. (2013) A abordagem de mamíferos nos livros didáticos de ciências. 2º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense: 767.
Pereira J. & Nuñez I.B. (2013) Gráficos cartesianos nos livros didáticos de Química do PNLD 2012. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, São Paulo. Problem Solving and Financial Literacy, OECD Publishing.
Puentes R.V. & Longarezi A.M. (2017) A didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da psicologia histórico-cultural da atividade. Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: Edufu. 224 p.
Rosa M.D.A. (2017) O Uso do Livro Didático de Ciências na Educação Básica: Uma Revisão dos Trabalhos Publicados. Contexto & Educação, 32(103): 55–86. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.55-86
Salmina N.G. (1988) Análisis lógico-psicológico de los procedimientos para discutir la asignatura docente. La Habana: Educación Superior Contemporânea. 11 p.
Silva L.G.L., Santos C.F. & Lima R.N. (2012) Uma análise crítica do conteúdo mammalia em livros didáticos do Ensino Médio utilizados em escolas públicas e privadas de Floriano-PI. VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Tocantins: Editora IFTO.
Tacca M.C.V.R & González F.L.R. (2008) Produção de Sentido Subjetivo: As Singularidades dos Alunos no Processo de Aprender. Psicologia: ciência e profissão, 28(1): 138–161.
Talízina N.F. (1987) Procedimientos iniciales del pensamiento lógico. Moscú: Editorial Progresso. 79 p.
Talízina N.F. (2000) Manual de Psicología Pedagógica. México: Universidad Autónoma de San Luís Potosí. 336 p.
Vygotski L.S. (1993) Obras escogidas II. Madrid: Visor. 595 p.
Yamamoto A.C.A. (2017) Buriti mais: Ciências - 1 Ano. São Paulo: Moderna.
Yarochvsky M.G. & Vygotski L. (1989) A procura de uma nova psicologia. Ênfase: 1–2.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos / Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A) Autor(es) e o periódico mantêm os direitos da publicação; os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial sob qualquer caráter de ineditismo; qualquer utilização subsequente de trechos de manuscritos (e.g., figuras, tabelas, gráficos etc.) publicados na Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza deve reconhecer a autoria e publicação original / Author (s) and the journal maintain the rights of publication; the authors grant the journal the right of first publication, being prohibited their total or partial reproduction in any character of novelty; any subsequent use of excerpts from manuscripts (e.g., figures, tables, graphics, etc.) published in Research and Teaching in Exact and Natural Sciences must acknowledge the original authorship and publication.
B) Autores tem o direito de disseminar a própria publicação, podendo, inclusive disponibilizar o PDF final do trabalho em qualquer site institucional ou particular, bem como depositar a impressão da publicação em bibliotecas nacionais e internacionais / Authors have the right to disseminate the publication itself, and may also make available the final PDF of the work in any institutional or private site, as well as depositing the printing of the publication in national and international libraries.