Relato de experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sobre a utilização de recursos lúdicosno ensino de Química em turmas do Ensino Médio
Résumé
O presente artigo apresenta um relato de experiência fundamentado na participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante o acompanhamento de duas turmas em uma escola estadual de ensino público. Exploramos de maneira abrangente como a introdução de recursos lúdicos no contexto do PIBID aprimorou a experiência de aprendizado dos alunos, influenciando positivamente a interação entre professor e aluno e fomentando participações mais ativas e construtivas de ambas as partes. Além disso, exploramos como essa imersão prática nos permitiu observar os efeitos tangíveis dessas abordagens, estimulando a criatividade, fortalecendo o trabalho colaborativo e incentivando as habilidades dos estudantes. Ao compartilhar essa experiência, nosso objetivo é relatar eventos específicos e contribuir para uma compreensão mais ampla do impacto das práticas lúdicas no ambiente educacional. Destacamos a relevância dessas estratégias na formação de educadores e no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, visando um enriquecimento significativo no campo educacional.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos / Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A) Autor(es) e o periódico mantêm os direitos da publicação; os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial sob qualquer caráter de ineditismo; qualquer utilização subsequente de trechos de manuscritos (e.g., figuras, tabelas, gráficos etc.) publicados na Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza deve reconhecer a autoria e publicação original / Author (s) and the journal maintain the rights of publication; the authors grant the journal the right of first publication, being prohibited their total or partial reproduction in any character of novelty; any subsequent use of excerpts from manuscripts (e.g., figures, tables, graphics, etc.) published in Research and Teaching in Exact and Natural Sciences must acknowledge the original authorship and publication.
B) Autores tem o direito de disseminar a própria publicação, podendo, inclusive disponibilizar o PDF final do trabalho em qualquer site institucional ou particular, bem como depositar a impressão da publicação em bibliotecas nacionais e internacionais / Authors have the right to disseminate the publication itself, and may also make available the final PDF of the work in any institutional or private site, as well as depositing the printing of the publication in national and international libraries.