Relato de experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sobre a utilização de recursos lúdicosno ensino de Química em turmas do Ensino Médio

Autores/as

  • Talita Emanuely S. Da Silva IFPB
  • Samuel dos Anjos de Sousa IFPB
  • Aline Lucena de Brito UFRPE

Resumen

 O presente artigo apresenta um relato de experiência fundamentado na participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante o acompanhamento de duas turmas em uma escola estadual de ensino público. Exploramos de maneira abrangente como a introdução de recursos lúdicos no contexto do PIBID aprimorou a experiência de aprendizado dos alunos, influenciando positivamente a interação entre professor e aluno e fomentando participações mais ativas e construtivas de ambas as partes. Além disso, exploramos como essa imersão prática nos permitiu observar os efeitos tangíveis dessas abordagens, estimulando a criatividade, fortalecendo o trabalho colaborativo e incentivando as habilidades dos estudantes. Ao compartilhar essa experiência, nosso objetivo é relatar eventos específicos e contribuir para uma compreensão mais ampla do impacto das práticas lúdicas no ambiente educacional. Destacamos a relevância dessas estratégias na formação de educadores e no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, visando um enriquecimento significativo no campo educacional.

Publicado

2024-08-14

Número

Sección

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING