Física da microgravidade na sala de aula utilizando um Clinostato: uma revisão bibliográfica sistemática

Autores/as

  • Leonardo Amadeu de Sales
  • Rayssa Souza Lima Rodrigues
  • Victor José Vasquez Otoya
  • Diana Esther Tuyarot

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v5i0.1784

Resumen

Este trabalho é motivado pelo estudo dos conceitos de microgravidade e sua ocorrência no espaço, bem como poderia ser experimentada na superfície terrestre. O objetivo principal é explicar a física envolvida no fenômeno, em sala de aula, utilizando um Clinostato. Para sustentar o estudo foi realizada uma análise sistemática da literatura para elencar os artigos que tratem do tema e assim ter um panorama que facilite a compreensão do mesmo, e como poderia ser inserido em sala de aula. Para a análise foi utilizada a metodologia baseada em etapas, e as buscas foram realizadas em quatro plataformas: Periódicos CAPES; Google Acadêmico; Scielo e ERIC (Education Resources Information Center). Os descritores utilizados foram Microgravidade, Física, Clinostato e Ensino, em português e em inglês com abrangência de publicação entre 1995 e 2020. Os artigos encontrados foram analisados quanto ao tema de interesse no título e no abstract e foi realizada a leitura completa dos artigos selecionados. Poucos artigos foram encontrados voltados para o tema, isso chama a atenção em relação à atualidade do mesmo e à potencialidade para tratá-lo em caráter interdisciplinar.  

Palavras chave: Formação de professores, Clinostato, novas metodologias, microgravidade simulada, tecnologia espacial.

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Publicado

2021-09-15

Número

Sección

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING