Workshop como uma metodologia para o ensino-aprendizagem de ciências: um estudo de caso com o grupo Bioinorganic Chemistry Environment and Medicine (BIOMET)
DOI:
https://doi.org/10.29215/pecen.v5i0.1699Abstract
A busca por metodologias educacionais, como os workshops, é constante para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Dessa maneira, o objetivo do estudo foi analisar o workshop BIOMET 2017 como um evento de difusão científica e ferramenta metodológica para o aprendizado significativo dos participantes. O evento ocorreu em 3 dias, sendo o primeiro dia teórico (palestras sobre bioindicadores marinhos), o segundo prático (minicurso) e o terceiro dia de análise e discussão de dados. Ao final do terceiro dia, um formulário de satisfação foi dado para cada participante para avaliação do evento. De maneira geral, o evento apresentou grande participação masculina de estudantes de graduação, das áreas de Química e Biologia, com pouca experiência em laboratório, e classificado como “bom ou muito bom” pelos participantes. O minicurso avaliou estatisticamente a morte de artêmias, ao longo do tempo, em crescentes concentrações de cloreto de cádmio. A morte de artêmias ocorreu a partir de 10 mmol L-1, após 1 hora de experimento, os quais contrastaram com a literatura, possivelmente devido às dificuldades relacionadas a execução do experimento. Com esse intuito, eventos como BIOMET 2017 são importantes ferramentas de aprimoração, aproximando o conteúdo teórico da prática laboratorial, desenvolvendo profissionais mais críticos e reflexivos.
Palavras chave: Educação, minicurso, artêmias, contaminantes.
References
Alberts B. (2009) Redefining science education. Science, 323(5913): 437. https://doi.org/10.1126/science.1170933
Altet M. (2001) As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar (p. 23–35). In: Paquay L., Altet M., Charlier É. & Perrenoud P. (Eds). Formando professores profissionais: Quais estratégias. Porto Alegre: Artmed Editora. 232 p.
Borochovicius E. & Tortella C.J.B. (2014) Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 22(83): 263–294.
Cotta R.M.M., Silva L.S., Lopes L.L., Gomes K.O., Cotta F.M., Lugarinho R. & Mitre S.M. (2012) Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3): 787–796. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300026
Cyrino E.G. & Toralles-Pereira M.L. (2004) Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública, 20(3): 780–788. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000300015
Fagundes T.B. (2016) Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, 21(65): 281–298. https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216516
Fayard P. (1999) La sorpresa de Copérnico: el conocimiento gira alrededor del público. Alambique Didáctica las Ciencias Experimentales, 6(21): 9–16.
Festas M.I.F. (2015) A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, 41(3): 713–728. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507128518
Freire P. (1987) Pedagogia do oprimido. 17° edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 275 p.
Gomes M.P.C., Ribeiro V.M.B., Monteiro D.M., Leher E.M.T. & Louzada R.C.R. (2010) O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde – avaliação dos estudantes. Ciência e Educação, 16(1): 181–198. https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000100011
Jennings J.R. & Rainbow P.S. (1979) Accumulation of cadmium by Artemia salina. Marine Biology, 51(1): 47–53. https://doi.org/10.1007/BF00389030
Kokkali V., Katramados I. & Newman J.D. (2011) Monitoring the Effect of Metal Ions on the Mobility of Artemia salina Nauplii. Biosensors, 1: 36–45. https://doi.org/10.3390/bios1020036
Krasilchik M. (2009) Biologia - ensino prático (p. 249–258). In: Caldeira A.M.A. & Araújo E.S.N.N. (Eds). Introdução à Didática da Biologia. São Paulo: Educação para a Ciência – Escrituras. 304 p.
Lima K.E.C. & Vasconcelos S.D. (2008) Science teachers from public schools in Recife and their perspective on continuing education. Ciência & Educação, 14(2): 347–364. https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000200012
Lima J.M., Silva C.A., Rosa M.B., Santos J.B., Oliveira T.G. & Silva M.B. (2009) Prospecção fitoquímica de Sonchus oleraceus e sua toxicidade sobre o microcrustáceo Artemia salina. Planta Daninha, 27(1): 7–11.
Luz M.T. (2009) Complexidade do campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas - análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde e Sociedade, 18: 304–311. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000200013
Madruga A. (1996) Aprendizagem pela descoberta frente à aprendizagem pela recepção: a teoria da aprendizagem verbal significativa (p. 68–78). In: Coll C., Palácios J. & Marchesi A. (Eds). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas. 381 p.
Marin M.J.S., Gomes R., Marvulo M.M.L., Primo E.M., Barbosa P.M.K. & Druzian S. (2010) Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 14: 331–344. https://doi.org/10.1590/S1414-32832010000200008
Ørngreen R. & Levinsen K. (2017) Workshops as a Research Methodology. The Electronic Journal of e-Learning, 15: 70.
Praia J., Cachapuz A. & Gil-Pérez D. (2002) A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica. Ciência & Educação, 8(2): 253–262. https://doi.org/10.1590/S1516-73132002000200009
Rohlf F.J. & Sokal R.R. (1969) Statistical tables. 5 illus. Folkestone: W.H Freeman and Company Ltd. 253 p.
Santos A. (2008) Complexidade e transdisciplinaridade em educação. Revista Brasileira de Educação, 13(37): 71–83. https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100007
Scarpa D.L. (2015) O papel da argumentação no ensino de ciências: lições de um workshop. Ensino e Pesquisa em Educação em Ciências, 17: 15–30. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s02
Valadares J. (2011) The meaningful learning theory as a constructivist theory. Meaningful Learning Review, 1: 36–57.
Valderrama L., Belinato Paiva V., Março P.H. & Valderrama P. (2016) Proposta experimental didática para o ensino de análise de componentes principais. Química Nova, 39(2): 245–249. https://doi.org/10.5935/0100-4042.20150166
Wieman C. (2007) Why Not Try a Scientific Approach to Science Education? Change: The Magazine of Higher Learning, 39(5): 9–15. https://doi.org/10.3200/CHNG.39.5.9-15
Wieman C. & Gilbert S. (2015) Taking a Scientific Approach to Science Education, Part II -Changing Teaching. Microbe, 10(5): 203–207.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos / Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A) Autor(es) e o periódico mantêm os direitos da publicação; os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial sob qualquer caráter de ineditismo; qualquer utilização subsequente de trechos de manuscritos (e.g., figuras, tabelas, gráficos etc.) publicados na Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza deve reconhecer a autoria e publicação original / Author (s) and the journal maintain the rights of publication; the authors grant the journal the right of first publication, being prohibited their total or partial reproduction in any character of novelty; any subsequent use of excerpts from manuscripts (e.g., figures, tables, graphics, etc.) published in Research and Teaching in Exact and Natural Sciences must acknowledge the original authorship and publication.
B) Autores tem o direito de disseminar a própria publicação, podendo, inclusive disponibilizar o PDF final do trabalho em qualquer site institucional ou particular, bem como depositar a impressão da publicação em bibliotecas nacionais e internacionais / Authors have the right to disseminate the publication itself, and may also make available the final PDF of the work in any institutional or private site, as well as depositing the printing of the publication in national and international libraries.