Do Calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v6i0.1944

Resumo

Propomos aqui a elaboração de material didático sobre o conceito de calor para a aplicação na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Utilizamos uma abordagem baseada na História e Filosofia da Ciência (HFC) realizando uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos, tais como os conceitos de Flogístico e Calórico, a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor, desenvolvendo assim uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Também reproduzimos o famoso experimento de Joule, detalhando sua construção ao utilizar materiais simples e de fácil obtenção. Este recurso didático foi aplicado a uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública, e aqui detalharemos as etapas dessa aplicação. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, onde foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral. Como resultado tivemos um excelente aproveitamento da turma, pois observou-se as transformações nas ideias errôneas dos estudantes à medida que o conceito de calor foi empregado gradativamente ao longo das intervenções.

Biografia do Autor

  • Renato Nunes Ranalho, UFCG-UAF
    Graduado em Licenciatura Plena em Física pela UFCG, sendo bolsista da CNPq/UFCG por dois anos com o projeto de extensão 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) resíduo eletrônico no CFP (2017 e 2018) participou como voluntário e professor supervisor do projeto de extensão Utilização de materiais recicláveis e de baixo custo para a construção de experimentos em Física (2019). Mestrando em Física pela UFCG, professor na rede estadual de ensino da Paraíba na ECl Professor Crispim Coelho, onde ministra aulas das disciplinas de Física, Colabore Inove (base diversificada), Prática experimental (base diversificada) e eletiva (base diversificada), além de coordenador/pesquisador do projeto "Reaproveitamento das águas fluviais e cinzas das escolas do semiárido Paraibano" com financiamento da FAPESQ. Tem desenvolvido trabalhos relacionados à: metodologias ativas de aprendizagem, objetos virtuais de aprendizagem, práticas experimentais em física com materiais alternativos e de baixo custo, aplicação do princípio dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) em resíduos eletrônicos;
  • Heydson Henrique Brito da Silva, UFPE-CAA
    Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste Av. Marielle Franco, Nova Caruaru, Caruaru, Pernambuco, Brasil. CEP 55014-900. Área: Ciências Exatas e da Terra: Física (Física das Partículas Elementares e Campos, Cosmologia e Ensino de Física). Currículo Lattes

Referências

Brasil (2018) Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília: MEC (SEB). 600 p.

Brasil (2002) Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC (SEMTEC). 40 p.

Brasil (2000) Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC (SEMTEC). 109 p.

Forato T.C.M. (2009) A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Martins R.A., Silva C.C. & Prestes M.E.B. (2014) History and Philosophy of Science in Science Education in Brazil. In: Matthews M.R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Australia: Springer. 520 p.

Martins R.A (2006) Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: Silva C.C. (Ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física. 210 p.

Matthews M.R. (1995) História, filosofia e ensino de ciências: tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3): 164–214.

Medeiros A. (2009) Entrevista com o Conde Rumford: da teoria do calórico como o calor como uma forma de movimento. Física na Escola, 10(1): 4–16.

Moreira M.A. (2021) Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43(suppl. 1): 1–8.

Moreira M.A. & Masini E.F.S. (2006) Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 2° edição. São Paulo: Centauro. 111 p.

Passos J.C. (2009) Os experimentos de Joule e a primeira lei da termodinâmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(3): 1–8.

Silva A.P.B., Forato T.C.M. & Gomes J.L.A.M.C. (2013) Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(3): 492–537.

Downloads

Publicado

23-08-2022

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING