A temática “produção de sal” nos livros didáticos de Química do PNLD 2018 utilizados no campus Macau do IFRN: análise de conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v6i0.1862

Resumo

O livro didático é instrumento essencial dentro do âmbito escolar, sendo a principal referência para que o professor ou professora realize a preparação do que vai ser ensinado, e subsequentemente aprendido pelos estudantes.  Neste trabalho, foi realizado uma análise de conteúdo sob a ótica da BNCC, de duas coleções de livros didáticos do PNLD, tendo como referência a temática “produção de sal marinho”.  Essa temática foi escolhida, porque o município de Macau, cidade onde os estudantes estão inseridos, é o maior produtor de sal do país. Constatou-se a partir dos critérios analisados sob a ótica da BNCC, que um tema relevante como a produção de sal marinho não foi abordado de forma significativa, mostrando que o livro didático é feito para um estudante genérico, e que o papel do professor é fundamental para escolher o que deve ser ensinado, valorizando os saberes locais e regionais.

Biografia do Autor

  • Luciana Arruda Pereira, IFRN campus Macau.
    Aluna da especialização em ensino de ciências do IFRN e Macau, e técnica em Química na Petrobrás.
  • Alian Paiva de Arruda Nascimento, IFRN campus Natal-central
    Licenciada em Geografia pelo CEFET-RN (2006). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da UFRN (2010). Desde 2012 é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e atualmente leciona no Campus Natal Central disciplinas no Ensino Médio Integrado de Cursos Técnicos (Geografia) e na Licenciatura em Geografia (Geografia da População, Biogeografia, Geografia Física do Brasil, Educação Ambiental). Tem produções nas sub-áreas de "Geografia do Turismo", Ensino da Geografia" , "Geografia da Saúde" com enfoque em Saúde Ambiental. Na sua experiência docente atuou na rede privada e pública do Rio Grande do Norte: Centro de Referência Educacional (Ensino Médio); Universidade Aberta do Brasil (Educação à Distância); Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), graduação em Turismo e Geografia; Universidade Potiguar (UNP) na pós-graduação em Vigilância à Saúde; IFRN/Campus João Câmara, na pós-graduação em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido;Universidade Vale do Acaraú (UVA) na graduação, ministrando as disciplinas: Educação do Campo e Educação Urbana. Na sua atuação docente no IFRN, desde o ano de 2012, trabalhou na Educação Básica e Ensino Superior, em sua passagem pelos campi de João Câmara, Pau dos Ferros, Macau,Ceará-Mirim e Natal. No ano de 2019 assumiu a Coordenação da Licenciatura em Geografia/Diretoria Acadêmica de Ciências do Campus Natal-Central. Atualmente compõe o Corpo Editorial da Revista Geoconexões IFRN.
  • Jarley Fagner Silva do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Campus Macau.
    Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor efetivo classe DIII nível 2, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte onde atua no nível técnico, superior e pós-graduação da instituição. Neste mesmo instituto, é um dos líderes do grupo de pesquisa intitulado "Núcleo de Pesquisas em Produtos Naturais, Biocombustíveis e Novos Materiais". Tem experiência na síntese e caracterização de Redes metalorgânicas (MOFs - Metal Organic Frameworks), contendo metais do bloco d e íons lantanídeos.

Referências

Albuquerque Junior E.B. (2018) Análise e controle de qualidade na produção do sal e salmora na Salinor-salinas do nordeste S/A. Mossoró: UFERSA. 38 p.

Da Silva G.M.B., De Moura Sena J. & Galvão B.H.A. (2017) Jogos no Ensino de Ciências: uma proposta para o desenvolvimento de práticas de investigação científica em Ecologia. João Pessoa: Realize. 12 p.

Gomes A.S. & Clavico E. (2005) Propriedades físico-químicas da água. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense. 15 p.

Mortimer E.F. & Machado A.H. (2017) Química. São Paulo: Scipione.

Novais V.L.D. & Tissoni M. (2016) Química. Curitiba: Positivo.

Nuñez I.B., Ramalho B.L., Silva I.K.P. & Campos A.P.N. (2003) A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, 33(1): 1–11. https://doi.org/10.35362/rie3312889

Ramalho B.L. & Núñez I.B. (2011) Aprendendo com o ENEM: reflexões para melhor pensar o ensino e a aprendizagem das ciências naturais e da matemática. São Paulo: Liber Livro. 240 p.

Rocha I.B.S. (2019) Análise do conteúdo atomística nos livros didáticos de química do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2018). Santa Catarina: IFSC. 42 p.

Santos D. (2016) Sobre a Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 25 p.

Santos V.A. & Martins L. (2011) A importância do livro didático. Candombá–Revista Virtual, 7(1): 20–33.

Verceze R.M.A.N. & Silvino E.F.M. (2008) O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-Mirim. Práxis Educacional, 4(4): 83–102.

Downloads

Publicado

13-04-2022

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING