A temática “produção de sal” nos livros didáticos de Química do PNLD 2018 utilizados no campus Macau do IFRN: análise de conteúdo

Luciana Arruda Pereira, Alian Paiva de Arruda Nascimento, Jarley Fagner Silva do Nascimento

Resumo


O livro didático é instrumento essencial dentro do âmbito escolar, sendo a principal referência para que o professor ou professora realize a preparação do que vai ser ensinado, e subsequentemente aprendido pelos estudantes.  Neste trabalho, foi realizado uma análise de conteúdo sob a ótica da BNCC, de duas coleções de livros didáticos do PNLD, tendo como referência a temática “produção de sal marinho”.  Essa temática foi escolhida, porque o município de Macau, cidade onde os estudantes estão inseridos, é o maior produtor de sal do país. Constatou-se a partir dos critérios analisados sob a ótica da BNCC, que um tema relevante como a produção de sal marinho não foi abordado de forma significativa, mostrando que o livro didático é feito para um estudante genérico, e que o papel do professor é fundamental para escolher o que deve ser ensinado, valorizando os saberes locais e regionais.

Texto completo:

PDF

Referências


Albuquerque Junior E.B. (2018) Análise e controle de qualidade na produção do sal e salmora na Salinor-salinas do nordeste S/A. Mossoró: UFERSA. 38 p.

Da Silva G.M.B., De Moura Sena J. & Galvão B.H.A. (2017) Jogos no Ensino de Ciências: uma proposta para o desenvolvimento de práticas de investigação científica em Ecologia. João Pessoa: Realize. 12 p.

Gomes A.S. & Clavico E. (2005) Propriedades físico-químicas da água. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense. 15 p.

Mortimer E.F. & Machado A.H. (2017) Química. São Paulo: Scipione.

Novais V.L.D. & Tissoni M. (2016) Química. Curitiba: Positivo.

Nuñez I.B., Ramalho B.L., Silva I.K.P. & Campos A.P.N. (2003) A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, 33(1): 1–11. https://doi.org/10.35362/rie3312889

Ramalho B.L. & Núñez I.B. (2011) Aprendendo com o ENEM: reflexões para melhor pensar o ensino e a aprendizagem das ciências naturais e da matemática. São Paulo: Liber Livro. 240 p.

Rocha I.B.S. (2019) Análise do conteúdo atomística nos livros didáticos de química do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2018). Santa Catarina: IFSC. 42 p.

Santos D. (2016) Sobre a Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 25 p.

Santos V.A. & Martins L. (2011) A importância do livro didático. Candombá–Revista Virtual, 7(1): 20–33.

Verceze R.M.A.N. & Silvino E.F.M. (2008) O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-Mirim. Práxis Educacional, 4(4): 83–102.




DOI: http://dx.doi.org/10.29215/pecen.v6i0.1862

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Autor e Revista mantêm os direitos da publicação

____________________________________________
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza - CFP - UFCG
Cajazeiras - PB, Brasil
(ISSN 2526-8236)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INDEX COPERNICUS INTERNACIONAL

 

ICI WORLD OF JOURNALS