Química dos produtos de limpeza: limpar a casa ou preservar o meio ambiente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v6i0.1856

Resumo

O presente trabalho visa descrever uma abordagem do ensino de química utilizando a temática dos produtos de limpeza domésticos. O projeto foi executado em uma escola pública de ensino integral na cidade de Coari-Amazonas-Brasil e dividido em quatro etapas: aplicação de um questionário inicial para avaliar o conhecimento prévio dos alunos, relacionados ao assunto tema do projeto; aula expositiva-investigativa onde apresentou-se de maneira geral a química dos produtos de limpeza; aula experimental para identificação do pH das substâncias dos produtos de limpeza doméstica mais usados pelos alunos; e avaliação da atividade por meio de um questionário final. Por meio dessas atividades os alunos puderam ampliar o entendimento sobre os conceitos químicos e reconstruir paradigmas sobre os produtos de limpeza. Além disso, houve uma maior sensibilização relacionada ao meio ambiente e conscientização sobre o uso correto e descarte adequado dos produtos químicos.

Biografia do Autor

  • Fernando da Silva Nunes Nunes, Instituto de Saúde e Biotencologia
    Graduado em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas
    Instituto de Saúde e Biotecnologia

Referências

Albuquerque J.G.M. & Gasperoto H.H.J. (2022) A Ecoalfabetização e a Modernidade. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 3(1): 16–36.

Alves V.C. & Stachak M. (2018) A importância de aulas experimentais no processo de ensino-aprendizagem em física: “eletricidade”. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro: SBF.

Lima V.E., Nascimento S.D., Oliveira D.F., Barros T.R.B. & Bezerra E.B.N. (2014) Educação ambiental na manipulação, armazenamento e descarte dos produtos químicos domésticos. Congresso Nacional de Educação, 1: 1–6.

Batistão D. & Machado A.F. (2014) Estratégias de ensino/aprendizagem que utilizem o conhecimento prévio do aluno. Congresso Nacional de Educação, 1: 1–20.

Barboza R.J.O., Silva F.C.H., Matos J.G.J. & SILVA, R. D. Investigando a relação entre a química e o meio ambiente no 1º ano do ensino médio. III CONEDU. Congresso Nacional de Educação, 2016.

Bejarano N.R.R., Silva E.L. & Wartha E.J. (2013) Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química Nova na Escola, 35(2): 84-91.

Brown, T.; Bursten, B. E.; Lemay, E. Química: a ciência central. 5ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Centro de Informação Tecnológica – CIT (2011). Disponível em: http://www. cit.rs.gov.br/ index. php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=11&Itemid=29 (Acesso em 18/01/2022).

Da Silva S. & Musa C.I. (2021) De bem com o planeta. Revista Viver IFRS, 9(9): 85–88.

Kato D.S. & Kawasaki C.S. (2007) O significado pedagógico da contextualização para o ensino de ciências: análise dos documentos curriculares oficiais e de professores. São Paulo: USP.

Lima D.S., Rocha L.P. & Yamaguchi K.K.L. (2020) Relato de experiência: contextualização do cotidiano como proposta de abordagem no ensino da química. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, 2(esp): 40.

Martins A.S. (2018) Influência de produtos de higiene pessoal e limpeza na concentração de sólidos totais, dbo, dqo, nitrogênio total e fósforo total do esgoto doméstico. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil). Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Civil, Uberlândia, Minas Gerais.

Paiva M.R.F., Parente J.R.F., Brandão I.R. & Queiroz A.H.B. (2016) Metodologias ativas de ensinoaprendizagem: revisão integrativa. Sanare, 15(2): 145–153.

Pereira Gomes J. & Dantas Filho F. (2021) Ensino de Química na Educação Básica: Construindo Conhecimentos a partir da produção do Sabão. Revista Insignare Scientia, 4(4): 249–269.

Rocha J.S. & Vasconcelos T.C. (2016) Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis: ENEQ.

Sampaio J.S., Franco A.H.B., Ferreira M.L.O., Carvalho E.A. & Neto B.A.M. (2021) Its oil becomes soap: a teaching sequence for teaching Environmental Chemistry in technical professional education at mid-level. Research, Society and Development, 10(11): e197101119115. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19115

Santos W.J. & Silva I.P. (2018) Revisão acerca dos temas alfabetização científica e ensino por investigação. Revista Multidisciplinar em Educação, 5(12): 138–150.

Siqueira R.M., De Araújo F.S. & Freitas G.M.C. (2021) Alfabetização científica no ensino de química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 11(3): 20–41.

Zucco C. (2011) Química para um mundo melhor. Química Nova, 34(5): 1–11.

Downloads

Publicado

12-04-2022

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING