Workshop como uma metodologia para o ensino-aprendizagem de ciências: um estudo de caso com o grupo Bioinorganic Chemistry Environment and Medicine (BIOMET)

Autores

  • Hector Aguilar Vitorino Universidad Nacional de Ingeniería
  • Roxana Yesenia Pastrana Alta Universidad Nacional de Ingeniería
  • Priscila Ortega Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v5i0.1699

Resumo

A busca por metodologias educacionais, como os workshops, é constante para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Dessa maneira, o objetivo do estudo foi analisar o workshop BIOMET 2017 como um evento de difusão científica e ferramenta metodológica para o aprendizado significativo dos participantes. O evento ocorreu em 3 dias, sendo o primeiro dia teórico (palestras sobre bioindicadores marinhos), o segundo prático (minicurso) e o terceiro dia de análise e discussão de dados. Ao final do terceiro dia, um formulário de satisfação foi dado para cada participante para avaliação do evento. De maneira geral, o evento apresentou grande participação masculina de estudantes de graduação, das áreas de Química e Biologia, com pouca experiência em laboratório, e classificado como “bom ou muito bom” pelos participantes. O minicurso avaliou estatisticamente a morte de artêmias, ao longo do tempo, em crescentes concentrações de cloreto de cádmio. A morte de artêmias ocorreu a partir de 10 mmol L-1, após 1 hora de experimento, os quais contrastaram com a literatura, possivelmente devido às dificuldades relacionadas a execução do experimento. Com esse intuito, eventos como BIOMET 2017 são importantes ferramentas de aprimoração, aproximando o conteúdo teórico da prática laboratorial, desenvolvendo profissionais mais críticos e reflexivos.

Palavras chave: Educação, minicurso, artêmias, contaminantes.

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Publicado

30-04-2021

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING