A caracterização de uma base orientadora para ensinar o conteúdo de mamíferos: contribuições da Teoria de P. Ya. Galperin

Autores

  • Alessandro Augusto de Barros Façanha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Micarla Silva de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Nathany Morais de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v4i0.1546

Resumo

Este estudo traz uma contribuição para o ensino de ciências e objetiva investigar uma base orientadora para o conteúdo de mamíferos. Metodologicamente se fundamenta na elaboração do esquema da base orientadora completa para o estudo dos mamíferos em enfoque sistêmico da Atividade e nos pressupostos da invariante da ação para assim caracterizar e elaborar um esquema da base orientadora completa da ação, o EBOCA para se identificar o conceito de mamíferos, a partir do qual se problematizam as questões de ensino sob a perspectiva da Teoria da Atividade. Como resultado se propõe esse modelo orientador como uma referência didático-metodológica para o ensino das ciências em função de se possibilitar um processo de aprendizagem pautado nos indicadores qualitativos da ação, cuja vantagem reside no fato de uma atividade consciente e com alto grau de transferência na resolução de problemas.

Palavras chave: Conceitos científicos, ensino de mamíferos, orientação da ação.  

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Publicado

09-11-2020

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING