SISTEMAS QUÍMICOS: DISCUSSÕES E MÉTODOS APLICADOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Antonio Barros de Souza UFCA
  • Francisca Raniely Domingos

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v3i1.601

Resumo

Resumo: Dentro da resolução de problemas subentende-se que é a uma resposta ou a solução para um determinado problema que ainda não tenha uma solução apresentada, seja um problema de contexto escolar ou do cotidiano onde serão necessários conhecimentos prévios para encontrar a solução do problema do assunto que nesse caso são sistemas químicos. Este trabalho é de caráter descritivo, com revisão de literatura baseada em pesquisas bibliográficas com espelhamento em pesquisa de Campo, foi realizado oficinas de Química com os alunos da escola municipal Afonso Tavares de Luna, localizada na zona rural de Brejo Santo-CE, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender conteúdos e produzir uma garrafa térmica artesanal que conserva a temperatura da água  por mais tempo . O projeto foi de grande importância para os alunos do ensino fundamental da e também para os alunos do curso interdisciplinar em Ciências Naturais da UFCA que aprimoraram sua prática docente.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, M. S.; SILVA JÚNIOR, G. A.; SILVA, M. G. L. Panorama sobre o tema resolução de problemas e suas aplicações no ensino de química. Acta Scientiae, Canoas, v.13, n.1, jan./jun. 2011, p. 106-120.

GIL PÉREZ, D. Contribuição da história e filosofia da ciência desenvolvimento um modelo de ensino / aprendizagem e pesquisa. Educação científica,v.11, n.2, p.197-212, 1993.

MARTIN, J. V. R. Solução de problemas de química como a investigação: uma baseada proposta didática na mudança metodológica. 1991, 411 f. Tese (Doutorado em ciências químicas) - Faculdade de Ciências, Departamento de Química Física da Universidade do País Basco, de 1991.

PERALES PALACIOS, F. J.; Canal, P. (Orgs.). Ensino de Ciências Experimental. Barcelona: Ivory de 2000. Disponível em: <http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/Resolucao%20probs/mat450-2001242-seminario-8-resolucao_problemas.pdf www.ipv.pt/millenium/17_ect5.htm>. Acesso em: 15 jun. 2016.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro, Interciência, 1978.

SILVA, M. G. L.; SILVA, A. F.; NÚÑEZ, I. B. Dos modelos de mudança conceitual à aprendizagem como pesquisa orientada. In: NÚÑEZ, I.; RAMALHO, B. Fundamentos do ensino-aprendizagem das ciências naturais e da matemática: o novo ensino médio, Porto Alegre: Sulina, 2004, p. 226-244.

Downloads

Publicado

2019-08-15