REFLEXÕES ACERCA DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Anaquel Gonçalves Albuquerque UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v3i1.538

Resumo

O recorte que o texto em tela faz é a apresentação das primeiras etapas de uma pesquisa em andamento na Universidade do grande Rio – UNIGRANRIO intitulada “Um Estudo de Caso sobre a Violência de Gênero em uma Escola Municipal na Baixada Fluminense”. O estudo tem como objetivo principal diagnosticar qual a percepção que os estudantes do CIEP 200 - Recanto dos Colibris, localizado na cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro tem sobre a Violência de gênero. O estudo realizado teve como metodologia o levantamento de dados quantitativos realizados com alunos da referida escola. O resultado da aplicação de questionário mostrou que a maior parte dos  estudantes acreditam que a criação da Lei Maria da Penha tem um papel importante no combate e prevenção à violência de gênero.

Palavras-chave: Educação; Gênero; Violência

Biografia do Autor

  • Anaquel Gonçalves Albuquerque, UNIGRANRIO
    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Humanidades, Cultura e Artes - UNIGRANRIO. Articuladora pedagógica pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC

Referências

ALVES, Leonardo B.M. O reconhecimento legal do conceito moderno de família- o art.5º, II e parágrafo único, da lei nº 11.340/2006, Lei Maria da Penha. Minas Gerais: Revista Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais, 2007.

ARENDT, H. Sobre a Violência. Rio de Janeiro. Relume-Dumará,1994.

BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1999.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2015.

CASAGRANDE, L. S.; Educando as novas gerações: representações de gênero nos livros didáticos de Matemática. 2005. Dissertação (mestrado em Tecnologia) - Programa de Pós Graduação Tecnológica, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 23. ed. São Paulo: Graal,1999.

________________. História da sexualidade. Volume 1. 21ª reimpressão. Rio de Janeiro: Graal, 2011.

GOMES, Romeu. A dimensão simbólica da violência de gênero. Revista Athenea Digital: revista de pensamiento e investigación social. n. 14, 2008 , págs. 237-243

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

NUNES, C. A. Desvendando a Sexualidade. Campinas, SP: Papirus, 2002.

NUNES, C. A. ; SILVA, E. A Educação Sexual da Criança: Subsídios teóricos e propostas práticas para uma abordagem da sexualidade para além da transversalidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

PRIORI, Claudia. Retratos da violência de gênero: denúncias na Delegacia da Mulher de Maringá. Maringá:Eduem,2007.

SAFFIOTI, Heleieth I.B. (2001). Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero. Cadernos Pagu, (16), 115-136.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1995.

SILVA, L. M. A.; GOMES, E. T. A.; SANTOS, M. F. S. Diferentes olhares sobre a natureza: representação social como instrumento para educação ambiental. Estudos de Psicologia, v. 10, n. 1, p. 41-51, 2005.

WHITELAW, S. Questões de Gênero e eqüidade na formação docente. In: CARVALHO, M. E. e PEREIRA, M. Z. C. (org.). Gênero e Educação: Múltiplas faces. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003, p. 33-44.

Downloads

Publicado

2019-08-15