A prática docente na formação inicial de professores de matemática: a importância da mediação como espaço de aprendizagem no PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.256

Resumo

A imersão no ambiente escolar do licenciando em matemática propiciada pelo Pibid, coloca os bolsistas do Pibid numa posição privilegiada para perceber as múltiplas nuances que ocorrem na interação aluno x professor x aluno. Baseados nas atividades realizadas pelos integrantes do subprojeto de Matemática do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, envolvendo os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, aqueles não participantes do Pibid, objetivamos mostrar as  percepções dos participantes e dos bolsistas do Pibid, sobre as experiências compartilhadas e a importância da interação saudável e produtiva entre Pibidianos e os não Pibidianos sobre o aprimoramento dos mesmos enquanto docentes . As atividades foram desenvolvidas visando socializar atividades realizadas pelos bolsistas Pibid ao longo do ano de 2016; e proporcionar integração dos bolsistas do Pibid e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática que não participam do programa, estreitando as relações entre o curso de formação de professores e o campo de atuação profissional do futuro docente, realizando a articulação teoria e prática. A troca de experiência, a solução de problemas e as discussões que utilizam para o desenvolvimento das atividades demonstram a maturidade desses alunos para futura atuação profissional. A interação saudável e produtiva entre Pibidianos e não Pibidianos surge como contribuição, não só para a formação inicial do professor de matemática, como também para o aumento e significado da aprendizagem. Para os Pibidianos, a interação com os colegas de formação revelam aspectos essenciais da prática docente e aprimoraram a visão de si próprios como docentes.

 

 

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Silva de Souza, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espirito Santo
    Doutoranda em Educação Matemática - PUC/SP. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente. Fez curso de Aperfeiçoamento em Educação Matemática para EJA. Graduada em Pedagogia - Habilitação em Magistério e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo (2000). Atualmente é pedagoga do IFES - Instituto Federal do Espirito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim - ES- Tutora a Distância e Professora Especialista de Metodologia de Aprendizagem em EAD no CEAD/IFES - Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica - CEFETES - 2008. Especialista em Gestão e Docência em EaD pela UFSC - 2012-2013. Atualmente é Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Informática, Cursos Técnicos em Eletromecânica, Informática e Mineração do IFES. Orientanda do Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud.
  • Saddo Ag Almouloud, PUC SÃO PAULO
    SADDO AG ALMOULOUD CONCLUIU O DOUTORADO EM MATHEMATIQUES ET APPLICATIONS - UNIVERSITE DE RENNES I EM 1992 - FRANCÇA. ASSISTENTE DOUTOR - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, E ASSISTENTE DOUTOR DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRE. CONSULTOR AD HOC DA FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO , DA CAPES, BOLSISTA PESQUISADOR DE CNPq, FOI COORDENADOR DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP DE 2007 À 2009. É ATUALMENTE COORDENADOR DO REFERIDO PROGRAMA DESDE 01/08/2013. FOI COORDENADOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP DE 2006 A 2017. PUBLICOU MAIS 30 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E MAIS DE 83 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 5 CAPÍTULOS DE LIVROS E 12 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 1 SOFTWARE E MAIS DE 62 ITENS DE PRODUÇÃO TÉCNICA. PARTICIPOU DE VÁRIOS EVENTOS NO EXTERIOR E MAIS DE 112 NO BRASIL. ORIENTOU MAIS 77 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENTRE 1996 E 2016. PARTICIPOU DE MAIS DE 200 BANCAS DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES E DOUTORADOS. COORDENOU MAIS DE 5 PROJETOS DE PESQUISA. ATUALMENTE COORDENA 2 PROJETO DE PESQUISA. ATUA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, COM ENFASE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. É AVALIADOR DO PRÊMIO VICTOR CIVITA DESDE 2013. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM MAIS 70 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTIFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICO-CULTURAL SÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOMETRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, DEMONSTRAÇÃO, ENSINO BÁSICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOMETRIA DINÂMICA, TIC.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.

DAMIANI, M. F. Entendendo o ensino colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Revista Educar. Curitiba, n. 31, p. 213-230, Abr. 2008.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da Língua Portuguesa. 6 ed. Curitiba: Positivo, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa-21ª Edição- São Paulo. Editora Paz e Terra, 2002.

GATTI, B.A. & BARRETO, E.S. (2009). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO.

GATTI, B.A. (2010). Formação de Professores no Brasil: Características e problemas. Educação e Sociedade, 31(113), 1355-1379.

GRANDO, RC. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulos, 2004. 115p.

NÓVOA, A. (1997). Os professores e a sua formação (3a ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote.

PRANKE, A. & FRISON, L.M.B. (2015). Potencialização da aprendizagem autorregulada de bolsistas do PIBID/UFPel do curso de licenciatura em Matemática através de oficinas pedagógicas. Bolema, 29(51), 223-240.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Resumos: práticas pedagógicas inovadoras no estágio