O corpo com HIV: uma reflexão teórica à luz da Sociologia do Corpo de David Le Breton

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/rpi.v8ic.2277

Resumo

Introdução: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida representa um importante problema de saúde pública, marcada pela elevada morbimortalidade e pelo estigma social que acompanha as pessoas que vivem com HIV. Apesar dos avanços no tratamento, a vivência com o HIV ultrapassa a dimensão estritamente biomédica, envolvendo também aspectos simbólicos, sociais e políticos que marcam o corpo soropositivo. Objetivo: Refletir sobre o corpo com HIV à luz da sociologia de David Le Breton. Método: Estudo teórico-reflexivo, de base bibliográfica e analítica, fundamentado na obra A Sociologia do Corpo e em produções científicas das Ciências da Saúde e Ciências Humanas, que discutem corporeidade, vigilância,  estigma e experiências de pessoas que vivem com HIV. Resultados e Discussão: A reflexão proposta revelou que o corpo com HIV é socialmente construído e simbolicamente marcado, tornando-se alvo de práticas de vigilância, discursos normativos e estigmas. Ao mesmo tempo, constitui espaço de subjetividade, resistência e luta por direitos, evidenciando tensões entre cuidado, controle e dignidade. Assim, a corporeidade soropositiva articula dimensões individuais e coletivas, que envolve o cuidado de si, mas exige uma mobilização política e social. Conclusão: Compreende-se que a perspectiva da sociologia do corpo amplia a compreensão do HIV para além da visão clínica, permitindo pensar o cuidado de maneira integral, reconhecendo o corpo como lugar de sentido, existência e cidadania. Destaca-se a necessidade de estudos que busquem aprofundar a compreensão das experiências corporais de pessoas que vivem com HIV e, assim, melhor contribuir para práticas de cuidado integrais e que valorizem a subjetividade.

Biografia do Autor

  • José Daniel da Silva Monteiro, Escola de Saúde Pública da Paraíba - ESP-PB

    Enfermeiro. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública da Paraíba - ESP-PB. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

  • Isis Vitória de Souza Pereira , Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

  • Maria Aline Januário, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

  • Heliene da Silveira Xavier, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

    Graduanda em medicina. Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.

  • Talita de Freitas de Olímpio, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

  • Karla Karolline Barreto Cardins, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Docente da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

  • Petra Kelly Rabelo de Sousa Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Docente da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Cajazeiras, Paraíba, Brasil

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Publicado

2025-09-01