Saberes das Gestantes com Síndrome Hipertensiva da Gravidez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/rpi.v8ic.2271

Resumo

Introdução: A Síndrome Hipertensiva da Gravidez são condições em que há a elevação da pressão arterial após a 20ª semana de gravidez. Objetivo: Analisar os saberes das gestantes sobre o controle e autocuidado da Síndrome Hipertensiva da Gravidez (SHG). Método: Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva de abordagem qualitativa. Foi realizado entrevistas com 10 gestantes com diagnóstico de SHG, acompanhadas no ambulatório de pré-natal de alto risco de um hospital Universitário. Os dados foram organizados e analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo proposto por Lefévre. Resultados: Percebeu-se nos discursos das gestantes uma lacuna no conhecimento sobre sua condição clínica, no que se refere a etiologia da doença, os fatores de risco e o tratamento. Observa-se também medo por parte das gestantes em relação a condição. Conclusão: Entende-se a complexidade da SHG e sua repercussão na saúde materno-fetal. Compreende-se que a falta de conhecimento sobre a condição impacta na sua prevenção e manejo.

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Vasconcelos Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Bacharel em enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande

  • Ezequiel Nunes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Acadêmico de enfermagem na Universidade Federal de Campina Grande

  • Vanessa Macedo Cruz Cordeiro de Morais, Universidade Regional do Cariri - URCA

    Bacharel em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2012). Especialista em Saúde da Família pela Faculdades Integradas de Patos-FIP. Mestre em Saúde da Família pelo Curso de Mestrado Profissional da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família -RENASF, nucleadora Universidade Regional do Cariri -URCA. Servidora pública da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-EBSERH, lotada no Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG.

  • Rozane Pereira de Sousa, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

    Bacharel em enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestra em ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Docente substituta  da Universidade Federal de Campina Grande. 

  • Maria Berenice Gomes Nascimento, Faculdade de Medicina do ABC - FMABC

    Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ciências da saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologia, Informação, Comunicação em Saúde (LATICS) na sublinha de pesquisa Saúde da Mulher e Hanseniase.

Downloads

Publicado

2025-09-01