Além de números e estatísticas: o fenômeno migratório sob uma perspectiva ética

Autores

  • Adilson Pereira UniFOA
  • Maria da Conceição Vinciprova Fonseca UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i1.133

Resumo

O fim do século XX coroou o avanço da tecnociência como alavancador de uma nova humanidade, cujo primado seria a inovação dos produtos provenientes da revolução tecnológica. Entretanto, o trato humano continuou a ser desafiador para aqueles que se importam com as condições de subumanidade em que se encontram grandes contingentes de pessoas. Neste início do século XXI não se notaram diferenças significativas no trato das populações migrantes, como se observa pelos relatos cotidianos sobre grupos de refugiados em rota de fuga devido às precárias condições de sobrevivência e que não encontram o reconhecimento da sua condição humana nos lugares em que aportaram. Muitos pensadores não veem a globalização econômica como distribuidora das riquezas que a economia global produziu. Os valores inerentes à sociedade globalizada se identificaram com os valores do capitalismo, centrando-se no individualismo e na ideia de que devemos produzir mais, sem levar em conta o esgotamento dos recursos naturais. Tal situação levou muitos autores a produzir uma série de reflexões propondo repensar a ética a partir de uma nova ordem de valores que pudessem considerar as diferenças humanas e estabelecer o minimum ético como princípio garantidor da existência dos humanos.  Este trabalho revisita algumas dessas discussões, com um foco específico na questão da migração, almejando um ressignificar de valores que sejam pautados na ética e apontando um horizonte mais favorável à vida, com a aceitação da diferença.

 

Palavras chave: Globalização; Migrantres; Ética.

Referências

BOFF, Leonardo. Ethos mundial: um consenso mínimo entre os humanos. Brasília: letraviva, 2000.

COMTE-SPONVILLE, André. Pequeno tratado das grandes virtudes. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

HABERMAS, J. The theory of communicative action. Vol 1. Reason and the rationalizalion of society. Boston: Beacon Press. 1984.

KÜNG, Hans. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. Tradução de Haroldo Reimer. São Paulo: Paulinas, 1993.

MARINOFF, Lou. O caminho do meio. Como encontrar felicidade em um mundo de extremos. Tradução de Paulo Lemos e Márcia Sobreiro. Rio de Janeiro: Record, 2008.

TUGENDHAT, Ernest. Lições sobre ética. Tradução grupo de doutorandos do curso de pós-graduação em filosofia da universidade do Rio Grande do Sul; revisão e organização Ernildo Stein e Ronai Rocha. Petrópolis: Vozes, 1996.

Downloads

Publicado

2017-03-16