Redes de saberes: pensamento interdisciplinar

Autores

  • Cristina Novikoff
  • Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i1.129

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a importância de se estruturar diferentes conhecimentos sob a perspectiva de redes, no sentido de propor que saberes práticos e teóricos pode habitar um mesmo espaço, se influenciando mutuamente. O intuito é demonstrar que o fenômeno que a princípio parece objeto de estudo de uma única disciplina também pode ser estudado por outras, evidenciando que modificações e influências mútuas ocorrem quando diferentes modalidades de conhecimentos convivem em um mesmo trabalho. Pretende-se observar o quanto é marcante na educação contemporânea a presença do saber compartimentado. Ao não estabelecer conexão entre as disciplinas, essas são apresentadas aos estudantes como conhecimentos distantes uns dos outros, criando barreiras para uma concepção do conhecimento como um todo. A educação interdisciplinar parece ser a medida de maior uso para superar essa fragmentação do saber. A crítica à fragmentação dos saberes traz várias discussões epistemológicas acerca da complexidade e dos paradigmas do conhecimento e, nessa perspectiva, busca-se expor as implicações de uma tentativa de se derivar um pensamento a partir da filosofia de Deleuze e Guattari, que se configura como uma prática rizomática, em contraponto ao modelo epistemológico arbóreo cartesiano.

 

Palavras-chave: rede; interdisciplinaridade; conhecimento. 

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Publicado

2017-03-16