Cinema, humanização e educação em saúde

Autores

  • Pablo González Blasco

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i1.125

Resumo

O núcleo do processo de Humanização em Saúde consiste em promover a reflexão do profissional, o exercício filosófico da profissão. No contexto desta reflexão humanizante, é preciso considerar o que deve ser humanizado, como fazê-lo, e os custos que a humanização implica. A educação da afetividade e das emoções é condição necessária para promover atitudes duradouras e eficazes.  Assim sendo, o Cinema, que ajuda a refletir sobre aspectos essências da vida, tem se mostrado um recurso metodológico eficaz para promover a reflexão. O uso do cinema, com destaque para o conjunto de cenas variadas (clips) pode incorporar-se nos projetos pedagógicos de educação em saúde, como é ilustrado neste artigo. A formação humanista do profissional de saúde é potencializada com a metodologia do cinema, buscando-se deste modo um modelo de humanismo e humanização sustentável.

 

Palavras chave: Humanização, Educação em Saúde, Cinema, Educação da Afetividade, Humanismo Médico. 

Referências

BLASCO, P. G.; GONZÁLEZ-BLASCO, M. LEVITES, M. R.; MORETO, G.; TYSINGER, J. W. Educating through Movies: How Hollywood Fosters Reflection. Creative Education. v.2, p.174 - 180, 2011.

BLASCO, P. G, BENEDETTO, M. A. C.; GARCIA, D. S. O.; MORETO, G.; RONCOLETTA, A. F. T.; TROLL, T. Cinema for educating global doctors: from emotions to reflection, approaching the complexity of the Human Being. Primary Care.2010. 10: 45 – 47.

BLASCO, P. G.; JANAUDIS, M. A.; LEVITES, M. R. Un nuevo humanismo médico: la armonía de los cuidados. Aten Primaria. 2006;38(4):225-9.

DECOURT, L. V. William Osler na Intimidade de Seu Pensamento. Revista do Incor, 2000.

ORTEGA Y GASSET, J. Missão da Universidade. EdUERJ. Rio de Janeiro, 1999.

NEWMAN, J. H. Discursos sobre el fin y la naturaleza de la educación universitaria. Eunsa. Pamplona. 1996.

117 min. Director:.Zack Snyder. Gerard Butler, Lena Headey, David Wenham. 2006, Cfr: http://www.imdb.com/title/tt0416449/

BLASCO, P. G. Educação Médica, Medicina de Família e Humanismo: expectativas, dilemas e motivações do estudante de medicina analisadas a partir de discussões sobre produções cinematográficas. Tese Doutoral. Faculdade de Medicina, USP. São Paulo, 2002. Cfr. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-31082009-085309

BLASCO, P. G. Educação da Afetividade Através do Cinema. IEF- SOBRAMFA. São Paulo. 2006.

The Last Samurai. 154 min. Director: Edward Zwick. Tom Cruise, Ken Watanabe, Billy Connolly. 2003 Cfr: // http://www.imdb.com/title/tt0325710/

King Kong. 187 min. Director: Peter Jackson. Naomi Watts, Jack Black, Adrien Brody. 2005. Cfr: http://www.imdb.com/title/tt0360717/

ORTEGA Y GASSET, J. Estudios sobre el Amor. Revista de Occidente. Madrid. 1980

BLASCO, P. G.; MORETO, G.; RONCOLETTA, A. F. T.; LEVITES, M. R.; JANAUDIS, M. A. Using movie clips to foster learners´ reflection: Improving Education in the Affective Domain. Fam Med 2006; 38(2) 94-6.

The Lion King. 88 min. 1994. Cfr: http://www.imdb.com/title/tt0110357/

Saving Private Ryan. 169 min. Director: Steven Spielberg. Tom Hanks, Matt Damon, Tom Sizemore. 1998. Cfr: http://www.imdb.com/title/tt0120815/

BLASCO, P. G.; MORETO, G.; RONCOLETTA, A. F. T.; LEVITES, M. R.; JANAUDIS, M. A. Humanities Through Cinema: Using Movie Clips to Teach Family Medicine Core Values and address students emotions. 2006. Seminar. 12th Wonca Europe 2006 Meeting: Toward the Medical Renaissance. Bridging the gap between Biology and Humanities, Firenze, Italy.

BOGDEWIC, S. The Questioning Machine. Fam Med. 2000.32(10):670-2

CANTALAMESSA, R. Il Canto dello Spirito. Ed Ancora. Milano. 1998.

MARAÑÓN, G. Mi homenaje a Francisco Huertas. In Obras Completas, vol III Espasa Calpe. Madrid, 1967.

Hannah Arendt. 113 min Director: Margarethe von Trotta. Barbara Sukowa, Axel Milberg, Janet McTeer. 2012. Cfr: http://www.imdb.com/title/tt1674773/

ARENDT, H. Eichmann in Jerusalem: A Report on the Banality of Evil. 1963.

LEVITES, M. R.; BLASCO, P. G. Competencia y Humanismo: La Medicina Familiar en Busca de la Excelencia. Archivos de Medicina Familiar y General. 2009. 6: 2 - 9

ROBB, D. Ciência, Humanismo e Medicina. Rasegna, n.3, 21-32. 1985

BLASCO, P. G. O Médico de Família, hoje. Sobramfa. São Paulo. 1997

THIBON, G. El Equilibrio y la Armonía. Belacqua. Barcelona 2005.

MONASTERIO, F. Planteamiento del Humanismo Médico. Humanismo y Medicina II Encuentro Cultural de la Sociedad Española de Médicos Escritores. 1982.

RONCOLETTA, A. F. T. MORETO, G. LEVITES, M. R.; JANAUDIS, M. A.; BLASCO, P. G.; LEOTO, R. F. Princípios da Medicina de Família. SOBRAMFA. São Paulo 2003.

BLASCO, P. G.; BENEDETTO, M. A. C.; REGINATO, V. Humanismo em Medicina. SOBRAMFA-Educação Médica e Humanismo. São Paulo. 2015.

BLASCO, P. G.; MORETO, G. I. Feel Your Pain: Empathy in Medicine In: Cinemeducation: Using Film and Other Visual Media in Graduate and Medical Education.1 ed. London, UK : Radcliffe Publishing Ltd, 2012, v.II, p. 527-541.

BLASCO, P. G. Humanizando a Medicina: Uma Metodologia com o Cinema. Centro Universitário São Camilo. São Paulo. 2011.

Downloads

Publicado

2017-04-05