Verificação da temática biodiesel no Enem (1998-2017) em consonância com sua evolução no contexto nacional

Autores

  • Thalyta Pessoa Freire Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza
  • Geórgia Batista Vieira de Lima Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza
  • Luciano Leal de Morais Sales Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v2i2.1073

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 e desde lá passou por duas mudanças. Exige dos candidatos a articulação dos conhecimentos aprendidos no ensino médio, relacionando-os com ilustrações, para encontrar uma resolução aos problemas. Entre eles, a produção e uso de biodiesel é um dos assuntos cobrados na matriz do exame. Portanto, a pesquisa procurou entender o perfil das questões sobre este biocombustível, considerando a sua abordagem, o contexto nacional e a apresentação das informações sobre ele na avaliação. De um universo de 1.503 questões (1998 e 2017) foram selecionadas nove. Entre as edições de 1998 e 2002 não houve a menção direta ao biocombustível escolhido. De 2003 em diante, o exame aborda desde a transformação do óleo vegetal em biodiesel, através da reação de transesterificação, às suas políticas de uso e produção.

Palavras chave: Biocombustível, ensino contextualizado, química, ensino médio.

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Publicado

28-12-2018

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING