As contribuições dos Objetos Virtuais de Aprendizagem para se alcançar uma Educação 5.0
Résumé
O objetivo deste artigo é trazer algumas informações e discussões acerca do ideário de uma
educação, denominada de Educação 5.0, especialmente como os Objetos Virtuais de Aprendizagem
(OVA) podem servir de meios, a serem usados pelos educandos e educadores, na consolidação de uma
educação participativa, reflexiva e que favorece a concretização de uma sociedade ética, onde não há
exclusão, a humanidade das pessoas é respeitada e valorizada e os direitos individuais e coletivos são
respeitados. Quanto aos aspectos metodológicos, este trabalho classifica-se como uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Inicia-se o estudo historiando e definindo a Educação 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e 5.0 e, em seguida, busca-se respostas para as perguntas: as Tecnologias Digitais (TD), em particular os OVA, podem trazer alguma contribuição para a implementação da Educação 5.0? Quais seriam as vantagens e/ou diretrizes do uso dos OVA para se chegar a esta educação? Com base nos estudos consultados conclui-se que o uso dos OVA têm permitido diferentes abordagens na busca, processamento e análise de informações, bem como na exploração, experimentação e resolução de problemas e demandas da vida cotidiana. Estes estudos sugerem ainda, que isso deva ser feito de forma crítica, reflexiva e ética, de forma a contribuir para se alcançar uma sociedade mais humana, socialmente justa e inclusiva. Em síntese, os OVA têm trazido contribuições significativas para se alcançar uma Educação 5.0.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos / Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A) Autor(es) e o periódico mantêm os direitos da publicação; os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial sob qualquer caráter de ineditismo; qualquer utilização subsequente de trechos de manuscritos (e.g., figuras, tabelas, gráficos etc.) publicados na Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza deve reconhecer a autoria e publicação original / Author (s) and the journal maintain the rights of publication; the authors grant the journal the right of first publication, being prohibited their total or partial reproduction in any character of novelty; any subsequent use of excerpts from manuscripts (e.g., figures, tables, graphics, etc.) published in Research and Teaching in Exact and Natural Sciences must acknowledge the original authorship and publication.
B) Autores tem o direito de disseminar a própria publicação, podendo, inclusive disponibilizar o PDF final do trabalho em qualquer site institucional ou particular, bem como depositar a impressão da publicação em bibliotecas nacionais e internacionais / Authors have the right to disseminate the publication itself, and may also make available the final PDF of the work in any institutional or private site, as well as depositing the printing of the publication in national and international libraries.