Integrando escolas e universidade em Sergipe: uma oficina temática sobre aves no Busão da Ciência do Agreste e do Sertão
DOI:
https://doi.org/10.29215/pecen.v1i2.454Resumen
Este trabalho apresenta resultados relativos à realização de uma oficina com o tema “Aves: funções e serviços ecossistêmicos” desenhada para ensinar estudantes acerca do papel funcional de diferentes espécies de aves nos ecossistemas. As oficinas consideram os objetivos de educação não formal e divulgação científica do Projeto Ciência sobre Rodas: Busão da Ciência do Agreste e do Sertão. O projeto Busão da Ciência reúne licenciandos e pesquisadores para promover em cidades do interior do estado de Sergipe discussões sobre temas científicos das disciplinas Biologia, Química, Geografia e Física. As oficinas de Biologia focam no tema das funções e serviços ecossistêmicos, que ocupa hoje um lugar central nas pesquisas em ecologia. Neste trabalho, apresentamos o Projeto Busão da Ciência do Agreste e do Sertão, discutimos os ganhos na aprendizagem dos estudantes como resultado das oficinas de Biologia e defendemos mais articulação das modalidades formal e não formal de educação científica como um dos compromissos das universidades.
Palavras chave: Educação não formal, Ecologia, Biodiversidade.
Integrating schools and a university in Sergipe: thematic workshop on birds on the Education Science Bus of the Semiarid Regions
Abstract: This paper presents results related to the production of one workshop with the theme “Birds: ecosystem functions and services” designed to teach about the functional role of different species of birds in ecosystems. The workshops consider the non-formal education goals and scientific dissemination of the “Science on Wheels: bus of Science of the Agreste and Sertão Project”. The project gathers undergraduates and researchers to promote discussions on scientific topics of biology, chemistry, geography and physics in cities in the state of Sergipe. The Biology workshops focus on the theme of the functions and ecosystem services, which now occupies a central place in the ecology research. In this paper, we present the Science on Wheels Project and discuss the gains in student learning as a result of Biology workshops and advocate more coordination of formal and non-formal forms of scientific education as one of the commitments of universities.
Key words: Non-formal education, Ecology, Biodiversity.
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