Conservação do solo e recuperação hídrica em propriedades rurais: implantação da tecnologia social barraginhas no município de Águia Branca, Espírito Santo (sudeste do Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17989601Resumen
Barraginhas são pequenas estruturas que permitem a infiltração de água da chuva no solo, estrategicamente posicionadas em áreas propensas a escoamentos, como pastagens, lavouras e margens de estradas. Este sistema desempenha um papel importante na recuperação de solos degradados, frequentemente causados por práticas agropecuárias não conservacionistas. Durante o período de precipitação, a água da chuva captada por cada barraginha infiltra no solo de forma contínua, promovendo a recarga e elevação do lençol freático. O seguinte estudo exploratório-descritivo tem como objetivo investigar o processo de implantação da tecnologia social conhecida como “barraginhas” no município de Águia Branca, estado do Espírito Santo (sudeste do Brasil), assim como também os impactos resultantes nas propriedades rurais locais. Os dados de relatórios técnicos foram analisados de forma quali-quantitativa, permitindo avaliar a adequação do município de Águia Branca para a implantação da tecnologia social. Na atualidade, os relatórios técnicos emitidos por institutos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, tem mostrado que com a implantação das barraginhas, houve uma restauração na disponibilidade hídrica, impactando positivamente na qualidade de vida do agricultor familiar da região em relação à produtividade e ao rendimento econômico. A implementação das barraginhas no município contou com apoio institucional e participação comunitária com efeito direto sobre a agricultura familiar, abrangendo propriedades de até 20 hectares e 75% de agricultores beneficiados pelo projeto, inclusive fortalecendo vínculos sociais. Sendo assim, a ideia é difundir a tecnologia como medida de conservação do solo, da água, e redução dos impactos nocivos ao meio ambiente, principalmente após um levantamento das características do terreno tais como, topografia, tipo de solo, declividade, cobertura vegetal, manejo do solo, escoamento superficial bem como padrões pluviométricos. Assim, pode-se afirmar que as barraginhas contribuem significativamente para a manutenção da disponibilidade de água e conservação do solo.
Palavras-chave: solos degradados; infiltração de água da chuva; agricultura familiar.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos / Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A) Autor(es) e o periódico mantêm os direitos da publicação; os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial sob qualquer caráter de ineditismo; qualquer utilização subsequente de trechos de manuscritos (e.g., figuras, tabelas, gráficos etc.) publicados na Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza deve reconhecer a autoria e publicação original / Author (s) and the journal maintain the rights of publication; the authors grant the journal the right of first publication, being prohibited their total or partial reproduction in any character of novelty; any subsequent use of excerpts from manuscripts (e.g., figures, tables, graphics, etc.) published in Research and Teaching in Exact and Natural Sciences must acknowledge the original authorship and publication.
B) Autores tem o direito de disseminar a própria publicação, podendo, inclusive disponibilizar o PDF final do trabalho em qualquer site institucional ou particular, bem como depositar a impressão da publicação em bibliotecas nacionais e internacionais / Authors have the right to disseminate the publication itself, and may also make available the final PDF of the work in any institutional or private site, as well as depositing the printing of the publication in national and international libraries.