Queda livre, Regra de Merton e o Estudo de Caracterização das Funções Quadráticas com o PhET

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56814/pecen.v9ic.2150

Resumen

 Este artigo é resultado de uma monografia e de estudos teóricos sobre três tendências na Educação Matemática (História da Matemática, Modelagem e Tecnologia), as quais visam promover uma maior interação dos alunos com os temas abordados. Nosso objetivo é oferecer ao professor uma proposta pedagógica interdisciplinar para a caracterização de funções quadráticas por meio das taxas de variação, considerando o estudo de corpos em queda livre e a Regra de Merton. Utilizamos a plataforma PhET para sugerir simulações e a execução de algumas etapas do processo de modelagem matemática. Para a obtenção do modelo matemático algébrico, propomos uma sequência de atividades baseadas em uma transposição didática realizada a partir do método empregado na resolução de problemas de valor inicial modelados por equações diferenciais ordinárias de segunda ordem. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa fundamentada teórica e metodologicamente na modelagem matemática no ensino. Como resultado, temos um material didático em consonância com as pesquisas realizadas no ensino de matemática nas últimas décadas.

Publicado

2025-01-16

Número

Sección

CIÊNCIAS MATEMÁTICAS / MATHEMATICAL SCIENCES