O estágio supervisionado no Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Física: contribuições para a formação docente na perspectiva dos estagiários
DOI:
https://doi.org/10.29215/pecen.v4i0.1405Resumen
Neste trabalho buscamos investigar algumas contribuições e desafios do componente curricular Estágio Supervisionado I para a formação docente, sob a perspectiva dos estagiários, no curso de Licenciatura em Física do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um estudo de caso, onde aplicamos um questionário aberto a 25 estudantes que já realizaram a disciplina de Estágio Supervisionado I (o qual aborda o ensino de ciências no Nível Fundamental) no Curso de Licenciatura em Física do CFP. Estes dados foram analisados de modo qualitativo e esquematizados como propõe Bardin (1977, 2011). Constatamos que os mesmos relatam inúmeros contratempos referentes ao processo burocrático do estágio, como também contribuições positivas em relação à prática na sala de aula, no que diz respeito à melhora do desempenho acadêmico dos estagiários ao longo do curso e na sua identificação como futuros professores de Física. Além disso, os estagiários evidenciam as experiências pessoais vividas, no sentido de contribuir significativamente para sua formação, não só como pessoa, ao interagir com pessoas de diferentes contextos, mas também profissional, ao permitir o contato e reflexão dos problemas enfrentados na sala de aula nesse nível de ensino.
Palavras chave: Ensino de Física, Estágio supervisionado, Formação docente, Ensino Fundamental.
Referencias
Agrello D.A. & Garg R. (2009) Mulheres na física: poder e preconceito nos países em desenvolvimento. Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(1): 1305-1–1305-6.
https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000100005
Bardin L. (1977) L’Analyse de Contenu. Paris: Pressesuniversitaires de France. 233 p.
Bardin L. (2011) Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70. 280 p.
Barreiro I.M.F. & Gebran R.A. (2016) Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. 2° edição. São Paulo: Avercamp. 160 p.
Brasil (2012) Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Universidade Federal de Goiás. Licenciatura em Física: estágio supervisionado em física – considerações preliminares / Geonovese L.G.R. & Geonovese C.L.C.R. Goiânia: UFG-FUNEPE. 207 p.
Carvalho M.A.O. (2009) Estágio Supervisionado na Licenciatura em Física da Uel: Reflexões Sobre a Orientação e a Supervisão. Anais do Congresso Nacional de Educação, 1: 1–14. Curitiba: Editora Champagnat.
Carvalho A.M.P. (2013) Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning. 192 p.
Celestino J.R. (2016) Uma Reflexão Acerca da Formação de Professores e a Realidade Educacional na Contemporaneidade. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 9: 85–98.
Coutinho R.X., Folmer V. & Puntel R.L. (2014) Aproximando universidade e escola por meio do uso da produção acadêmica na sala de aula. Ciência & Educação, 20: 765–783.
http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300016
Duarte J.B.A. (2005) Contestação escondida: As críticas de jovens à escola atual. São Paulo: Cortez. 128 p.
Leta J. (2003) As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, 17(49): 271–284. https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000300016
Marconi M.A. & Lakatos E.M. (2017) Técnicas de Pesquisa. 8° edição. São Paulo: Atlas. 318 p.
Martins A.F.P. (2009) Estágio supervisionado em Física: o pulso ainda pulsa.... Revista Brasileira de Ensino de Física, 31(3): 3402-1–3402-7.
Minayo M.C.S. & Sanches O. (1993) Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, 9(3): 239–262. https://doi.org/10.1590/S0102-311X1993000300002
Pimenta S.G. (2013) O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 11° edição. São Paulo: Cortez. 224 p.
Pimenta S.G. & Lima M.S.L. (2012) Estágio e docência. 7° edição. São Paulo: Cortez. 312 p.
Pozo J.I. & Crespo M.A.G. (2009) A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5° edição. Porto Alegre: Artmed. 296 p.
Prodanov C.C. & Freitas E.C. (2013) Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2° edição. Novo Hamburgo: Feevale. 276 p.
Silva W.R. & Fajardo-Turbin A.E. (2012) Como fazer relatórios de estágio supervisionado: formação de professores nas licenciaturas. Volume 1. Brasília: Liber Livro Editora. 232 p.
Silva L.C. & Miranda M.I. (2008) Estágio Supervisionado e Prática de Ensino: Desafios e Possibilidades. 1° edição. Volume 1. Araraquara: Junqueira & Marin editores. 178 p.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos / Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A) Autor(es) e o periódico mantêm os direitos da publicação; os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial sob qualquer caráter de ineditismo; qualquer utilização subsequente de trechos de manuscritos (e.g., figuras, tabelas, gráficos etc.) publicados na Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza deve reconhecer a autoria e publicação original / Author (s) and the journal maintain the rights of publication; the authors grant the journal the right of first publication, being prohibited their total or partial reproduction in any character of novelty; any subsequent use of excerpts from manuscripts (e.g., figures, tables, graphics, etc.) published in Research and Teaching in Exact and Natural Sciences must acknowledge the original authorship and publication.
B) Autores tem o direito de disseminar a própria publicação, podendo, inclusive disponibilizar o PDF final do trabalho em qualquer site institucional ou particular, bem como depositar a impressão da publicação em bibliotecas nacionais e internacionais / Authors have the right to disseminate the publication itself, and may also make available the final PDF of the work in any institutional or private site, as well as depositing the printing of the publication in national and international libraries.