A qualidade dos serviços prestados pela Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Cajazeiras: perspectiva dos discentes

Authors

  • Andreza Pires de Almeida Universidade Federal de Campina Grande
  • Edjane Esmerina Dias da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v4i0.1545

Abstract

Os serviços exercem um papel relevante na economia mundial. Dessa forma, encontra-se a educação como um dos serviços ofertados à sociedade, a qual deverá ser prestada pelo Estado sob a regência de princípios tal como a garantia de padrões mínimos de qualidade. O objetivo geral do estudo foi investigar a qualidade dos serviços prestados aos discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras. A pesquisa foi do tipo descritiva e bibliográfica, com abordagem quantitativa. A população e a amostra foi constituída por 120 (cento e vinte) discentes. Os resultados apontaram que os alunos consideraram as cinco dimensões como sendo importantes. A dimensão de Confiabilidade foi considerada a mais relevante comparada as demais dimensões, principalmente, no que tange ao Curso fornecido conforme prometido, quando não houve opinião de insatisfação. Destacou-se ainda, o serviço Matrícula e rematrícula fácil e rápida, quando maioria dos respondentes considerou de Qualidade muito alta. Foi considerado como menos relevante a dimensão Presteza no aspecto Acesso dos discentes às regras e normas da Universidade, que recebeu maiores opiniões dos alunos quanto aos conceitos considerados insatisfatórios para o serviço.

Palavras chave: Ensino superior, confiabilidade, satisfação dos alunos, Modelo SERVQUAL.

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Published

2020-11-09

Issue

Section

CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES / SOCIAL SCIENCES AND HUMANITIES