Integrando escolas e universidade em Sergipe: uma oficina temática sobre aves no Busão da Ciência do Agreste e do Sertão

Autores

  • Cleverton da Silva Universidade Federal de Sergipe – Campus Universitário Prof. José Aloísio de Campos
  • Ricardo Santos do Carmo Universidade Federal de Sergipe – Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v1i2.454

Resumo

Este trabalho apresenta resultados relativos à realização de uma oficina com o tema “Aves: funções e serviços ecossistêmicos” desenhada para ensinar estudantes acerca do papel funcional de diferentes espécies de aves nos ecossistemas. As oficinas consideram os objetivos de educação não formal e divulgação científica do Projeto Ciência sobre Rodas: Busão da Ciência do Agreste e do Sertão. O projeto Busão da Ciência reúne licenciandos e pesquisadores para promover em cidades do interior do estado de Sergipe discussões sobre temas científicos das disciplinas Biologia, Química, Geografia e Física. As oficinas de Biologia focam no tema das funções e serviços ecossistêmicos, que ocupa hoje um lugar central nas pesquisas em ecologia. Neste trabalho, apresentamos o Projeto Busão da Ciência do Agreste e do Sertão, discutimos os ganhos na aprendizagem dos estudantes como resultado das oficinas de Biologia e defendemos mais articulação das modalidades formal e não formal de educação científica como um dos compromissos das universidades.

Palavras chave: Educação não formal, Ecologia, Biodiversidade.

Integrating schools and a university in Sergipe: thematic workshop on birds on the Education Science Bus of the Semiarid Regions

Abstract: This paper presents results related to the production of one workshop with the theme “Birds: ecosystem functions and services” designed to teach about the functional role of different species of birds in ecosystems. The workshops consider the non-formal education goals and scientific dissemination of the “Science on Wheels: bus of Science of the Agreste and Sertão Project”. The project gathers undergraduates and researchers to promote discussions on scientific topics of biology, chemistry, geography and physics in cities in the state of Sergipe. The Biology workshops focus on the theme of the functions and ecosystem services, which now occupies a central place in the ecology research. In this paper, we present the Science on Wheels Project and discuss the gains in student learning as a result of Biology workshops and advocate more coordination of formal and non-formal forms of scientific education as one of the commitments of universities.

Key words: Non-formal education, Ecology, Biodiversity.

Referências

Ausubel D. (1968) Educational psychology: a cognitive view. New York: Rinehart and Winston. 685 p.

De Groot R.S., Wilson M.A. & Boumans R.M.J. (2002) A typology for the classification, description and valuation of ecosystem functions, goods and services. Ecological Economics, 41: 393–408.

Dewey J. (1938) Experience and Education. New York: Touchstone Books. 96 p.

Duschl R.A. (1995) Mas allá del conocimiento: los desafíos epistemológicos y sociales de la enseñanza mediante el cambio conceptual. Enseñanza de las Ciencias, 13: 3–14.

Gaspar A. (2002) A educação formal e a educação informal em ciências (p. 171–183). In: Massarani L., Moreira I.C. & Brito F. (Orgs). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia/UFRJ. 232 p.

Gohn M.G. (2006) Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio - Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 14: 27–38.

Gohn M.G. (2008) Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo no terceiro setor. São Paulo: Cortez. 120 p.

Grantsau R.H.K. (2010) Guia completo para identificação das aves do Brasil. São Carlos: Editora Vento Verde. 624 p.

Hoering A.M. & Pereira A.B. (2004) As aulas de ciências iniciando pela prática: o que pensam os alunos. Revista da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 4: 19–28.

Labarce E.C., Caldeira A.M.A. & Bortolozzi J. (2009) A atividade prática no ensino de biologia: uma possibilidade de unir motivação, cognição e interação (p. 91–106). In: Caldeira A.M.A.

(Org.). Ensino de Ciências e Matemática, II: temas sobre a formação de conceitos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica. 287 p.

McGregor D. (2007) Developing Thinking Developing Learning. London: Open University Press. 334 p.

Novak J.D. & Gowin D.B. (1984) Learning how to learn. Cambridge: Cambridge University Press. 199 p.

Nunes-Neto N.F., Carmo R.S. & El-Hani C.N. (2013) O conceito de função na ecologia contemporânea. Revista de Filosofia Aurora, 25: 43–73.

Osborne J.F. (1996) Beyond Constructivism. Science Education, 80: 53–82.

Patton M.Q. (2002) Qualitative Interviewing. In: Patton M.Q. (Ed.). Qualitative Research & Evaluation Methods. 3° edition. California: Sage publications. 598 p.

Resnick L.B. (1983) Mathematics and science learning: a new conception. Science, 220: 477–478.

Şekercioğlu Ç.H. (2006) Increasing awareness of avian ecological function. Trends in Ecology and Evolution, 21: 464–471.

Silva C. & Carmo R.S. (2015) Histórias da Natureza: Funções e Serviços Ecossistêmicos. Aracaju: Infographics Gráfica e Editora. 38 p.

Silva M.R. & Carneiro M.H.S. (2006) Popularização da Ciência: Análise de uma situação não-formal de ensino. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), 29. Caxambu: Anais da 29 Reunião anual da Anped. Caxambu, Anped.

TEEB (2010) The economics of ecosystems and biodiversity: ecological and economic foundations. Earthscan, London, Washington DC.: Pushpam Kumar. 456 p.

Vygotsky L.S. (1996) A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5° edição. São Paulo: Martins Fontes.

Whelan C.J., Wenny D.G. & Marquis R.J. (2008) Ecosystem services provided by birds. Annals of the New York Academy of Sciences, 1134: 25–60.

Downloads

Publicado

11-12-2017

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING