As contribuições dos Objetos Virtuais de Aprendizagem para se alcançar uma Educação 5.0

Autores

  • Érica Edmajan de Abreu FCP/PB
  • Francisco José de Andrade UFCG/PB
  • Edilson Leite da Silva UFPB/PB

DOI:

https://doi.org/10.56814/pecen.v8ie.2136

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer algumas informações e discussões acerca do ideário de uma
educação, denominada de Educação 5.0, especialmente como os Objetos Virtuais de Aprendizagem
(OVA) podem servir de meios, a serem usados pelos educandos e educadores, na consolidação de uma
educação participativa, reflexiva e que favorece a concretização de uma sociedade ética, onde não há
exclusão, a humanidade das pessoas é respeitada e valorizada e os direitos individuais e coletivos são
respeitados. Quanto aos aspectos metodológicos, este trabalho classifica-se como uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Inicia-se o estudo historiando e definindo a Educação 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e 5.0 e, em seguida, busca-se respostas para as perguntas: as Tecnologias Digitais (TD), em particular os OVA, podem trazer alguma contribuição para a implementação da Educação 5.0? Quais seriam as vantagens e/ou diretrizes do uso dos OVA para se chegar a esta educação? Com base nos estudos consultados conclui-se que o uso dos OVA têm permitido diferentes abordagens na busca, processamento e análise de informações, bem como na exploração, experimentação e resolução de problemas e demandas da vida cotidiana. Estes estudos sugerem ainda, que isso deva ser feito de forma crítica, reflexiva e ética, de forma a contribuir para se alcançar uma sociedade mais humana, socialmente justa e inclusiva. Em síntese, os OVA têm trazido contribuições significativas para se alcançar uma Educação 5.0.

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Publicado

14-08-2024

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING