Legitimação e Circulação do discurso em aulas de ciências: um modelo multidimensional de análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v6i0.1811

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre o processo de circulação e legitimação do discurso em aulas de ciências, por meio da estratégia de ensino de rodas de conversa. Para a análise da circulação e legitimação do discurso, aqui considerada como fazendo parte do processo de produção de conhecimento, utilizamos um modelo multidimensional de análise no qual fazemos uso de ferramentas analíticas propostas por dois campos teóricos, a Teoria do Código de Legitimação e as Interações Discursivas. Para esta análise utilizamos dados da própria sala de aula para identificar como o processo de circulação e legitimação afeta as próprias condições de sua produção. As análises dos perfis semânticos revelaram pouca variação entre os diferentes níveis de gravidade e densidade semântica e as análises das interações discursivas evidenciaram a importância dos movimentos epistêmicos realizadas pela professora e o tipo de abordagem comunicativa utilizada nas Rodas de Conversa.  Com base nos resultados, entendemos que este modelo multidimensional de análise possui potencial para uma compreensão mais abrangente sobre o processo de circulação e legitimação do discurso científico em sala de aulas de ciências

Biografia do Autor

  • Bruna Cristina Nunes Pinto, RENOEN- Rede Nordeste de Ensino Universidade Federal de Sergipe
    Graduada do Curso de Química Licenciatura na Universidade Federal de Sergipe e Técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Sergipe. Tenho experiência em Laboratórios de análise de alimentos . Atuei durante 10 meses pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) e 5 meses pelo Programa Residência Pedagógica. É mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutoranda na RENOEN.
  • Rosianne Pereira Silva, PPGECIMA- Universidade Federal de Sergipe
    Graduou-se em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2018). É mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, atuando na área de Teorias e Processos de Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores. É Química Analítica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Estado de Sergipe (SEDURBS) no setor de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.
  • Tassia Alexandre Teixeira Bertoldo, PPGECIMA - Universidade Federal de Sergipe
    Licenciada em Ciências Biológicas, Doutoranda em Educação (UFS), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFS), Especialista Em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (UFS), Pesquisadora dos grupos GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica e GPEMEC - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Sergipe, Professora da Rede Pública de Ensino do Estado de Sergipe.
  • Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe
    Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC- (1998) e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo – USP- (2002) e doutorado em Ensino de Ciência pela USP (2013). Foi professor do Ensino Médio durante 12 anos antes do ingresso, em 2004, na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Também foi professor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2005 a 2008). Atualmente é Professor Adjunto IV junto ao Departamento de Química da UFS (DQI/UFS). Exerceu atividade como coordenador do Colegiado do Curso de Licenciatura em Química e chefe do Departamento de Química (2014 a 2015). Atualmente está na coordenação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Também, é membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Ensino de Ciências – GPEMEC- da Universidade Federal de Sergipe desenvolvendo pesquisa na linha de Linguagem e cognição no ensino de ciências, Construção e validação de testes de desempenho em ciências e Formação de professores.

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Publicado

28-03-2022

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING