Legitimação e Circulação do discurso em aulas de ciências: um modelo multidimensional de análise
DOI:
https://doi.org/10.29215/pecen.v6i0.1811Resumo
O objetivo deste texto é refletir sobre o processo de circulação e legitimação do discurso em aulas de ciências, por meio da estratégia de ensino de rodas de conversa. Para a análise da circulação e legitimação do discurso, aqui considerada como fazendo parte do processo de produção de conhecimento, utilizamos um modelo multidimensional de análise no qual fazemos uso de ferramentas analíticas propostas por dois campos teóricos, a Teoria do Código de Legitimação e as Interações Discursivas. Para esta análise utilizamos dados da própria sala de aula para identificar como o processo de circulação e legitimação afeta as próprias condições de sua produção. As análises dos perfis semânticos revelaram pouca variação entre os diferentes níveis de gravidade e densidade semântica e as análises das interações discursivas evidenciaram a importância dos movimentos epistêmicos realizadas pela professora e o tipo de abordagem comunicativa utilizada nas Rodas de Conversa. Com base nos resultados, entendemos que este modelo multidimensional de análise possui potencial para uma compreensão mais abrangente sobre o processo de circulação e legitimação do discurso científico em sala de aulas de ciências
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