Proposta de Plano de Aula sobre Paleontologia Molecular para inserção em disciplina de Paleontologia de cursos de graduação em Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.29215/pecen.v5i0.1695Resumo
A Paleontologia Molecular não tem sido contemplada nas ementas da disciplina de Paleontologia de cursos de graduação em Ciências Biológicas. No entanto, se inserida no Plano de Ensino da disciplina, a Paleontologia Molecular poderia aproximar os futuros biólogos da Paleobiologia, um campo de pesquisa praticamente inexplorado no Brasil. Logo, considera-se que a Paleontologia Molecular é relevante para compor Planos de Aula que considerem campos de pesquisa emergentes a serem explorados pelos futuros biólogos. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um Plano de Aula com conteúdos introdutórios da Paleontologia Molecular e propô-lo como modelo a ser inserido na disciplina de Paleontologia de cursos de graduação em Ciências Biológicas. A proposta final do Plano de Aula trouxe uma síntese já prevista do conhecimento paleomolecular, que poderá agilizar a ação educativa e minimizar as dificuldades que surgem durante a pesquisa e a escolha do material por parte do docente. Ademais, o instrumento é aplicável em apenas duas horas-aula. Acredita-se que, da forma como o produto educacional foi pensado, poderá enriquecer as práticas pedagógicas docentes, ampliando a bagagem de conteúdos e instrumentais didático-pedagógicos do professor e promovendo a formação de uma nova geração de profissionais mais capacitados para lidar com questões científicas emergentes.
Palavras chave: Ensino de Paleontologia, biomateriais não mineralizados, biomoléculas endógenas, instrumentos didático-pedagógicos.
Referências
Abelson P.H. (1956) Paleobiochemistry. Scientific American, 195(1): 83–92.
Alves E.F. (2020) 15 anos da Paleontologia molecular: breve histórico dos achados de tecidos moles não mineralizados em dinossauros não avianos. Revista de História da Ciência, 9: 241–244. https://doi.org/10.11606/khronos.v0i9.172317
Alves E.F. & Ma¬chado M.F. (2020) Perspectivas atuais sobre tecidos moles não mineralizados em fósseis de dinossauros não avianos. Terræ Didatica, 16: e020028. https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8659539
Alves E.F., Beier E.V., Vidotti A.P. & Miranda Neto M.H. (2019) Autopercepção de mediadores no Museu Dinâmico Interdisciplinar acerca do nível de conhecimento em Paleontologia para a educação não formal. Anais. Jaguariaíva: XXI Paleo PR-SC.
Araújo L.A.L. (2020) Concepções equivocadas sobre evolução biológica: um estudo comparativo entre graduandos em ciências biológicas e Pós-graduandos. Investigações em Ensino de Ciências, 25(2): 332–346. https//doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p332
Ault C.R. (1984) The everyday perspective and exceedingly unobvious meaning. Journal of Geological Education, 32(2): 89–91. https://doi.org/10.5408/0022-1368-32.2.89
Bailleul A.M., O'Connor J., Zhang S., Li Z., Wang Q., Lamanna M.C., Zhu X. & Zhou Z. (2019) An Early Cretaceous enantiornithine (Aves) preserving an unlaid egg and probable medullary bone. Nature communications, 10(1): 1275. https://doi.org/10.1038/s41467-019-09259-x
Bailleul A.M., Zheng W., Horner J.R., Hall B.K., Holliday C.M., & Schweitzer M.H. (2020) Evidence of proteins, chromosomes and chemical markers of DNA in exceptionally preserved dinosaur cartilage. National Science Review, 7(4): 815–822. https://doi.org/10.1093/nsr/nwz206
Campos C.R.P. (2015) Aula de Campo para Alfabetização científica: práticas pedagógicas escolares. Volume 6. Vitória: Editora Ifes. 284 p.
Carrijo R. & Candeiro C.R. (2010) O Ensino de Geologia, Paleontologia e Química no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá). A importância da Geociências. Revista de Biologia e Ciências da Terra, 10(1): 62–66.
Compagnon J.M., Maciel E.S., Cidade M.P., Melo R.M., Costa E.R. & Feltran R.B. (2016) A Paleontologia no processo de Ensino Aprendizagem dos alunos do 7º Ano da sede do município de Boa Vista, Roraima. In: XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de Roraima. Anais. Roraima: SNCT-RR.
Cotts L. & Prestes S.B.S. (2013) O ensino de paleontologia na educação básica: uma abordagem lúdica. Boletim informativo da SBP, 29(67): 16.
Degusta D. (2002) Molecular Archeology and Paleontology (Methods in Molecular Biology). Totowa: Humana Press. 400 p.
DeSalle R. & Egan M.G. (2006) Paleontology, molecular (p. 53–70). In: Meyers RA. (Ed.). Encyclopedia of Molecular Cell Biology and Molecular Medicine. 2° Edition. Weinheim: Wiley-VCH. https://doi.org/10.1002/3527600906.mcb.200400057
Duarte S.G., Martins C.M.M.R., Bandeira L.G., Carramillo L.C., Gervásio C.M. & Wanderley M.D. (2018) Experiência interdisciplinar na educação básica e na formação de professores: Artes, Biologia e Geociências. Terræ Didatica, 14(3): 245–255. https://doi.org/10.20396/td.v14i3.8652424
Duarte S.G., Santos N.M., Bandeira L.G., Martins C.M.M.R., Pereira M.G. & Caetano L.C. (2019) Conhecimento prévio de Paleontologia e Geologia de ingressantes em cursos de Ciências Biológicas e Geologia de universidades do Rio de Janeiro. Terræ Didatica, 15: e19032. https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8654529
Gil A.C. (2012) Metodologia do ensino superior. 4° edição. São Paulo: Atlas. 128 p.
Gobbo S.R. & Bertini R. (2015) Tecidos moles (não resistentes): como se fossilizam? Terræ Didatica, 10(1): 2–13. https://doi.org/10.20396/td.v10i1.8637374
Godov P.L., Ferreira G.S., Dassie E.C.G., Corrêa e Castro A.C.M. & Hsiou A.S. (2017) Formação continuada no ensino de Paleontologia, pelo exemplo do projeto “Oficina de Paleontologia: os fósseis dentro da sala de aula”. Revista de Cultura e Extensão USP, 17: 11–19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17isupl.p11-19
Góes F.S.N., Andrade A.S., Corrêa A.K., Mello e Souza M.C.B., Clapis M.J., Gonçalves M.F.C., Silva M.A.I. & Camargo R.A.A. (2015) Plano de aula: apoio e fundamentos para prática docente. Ribeirão Preto: Escola Enfermagem Ribeirão Preto/USP. 90 p.
Gomes W.A., Machado M.F., Bélo P. & Alves E.F. (2020a) Paleontologia molecular do Cenozoico: reivindicações de tecidos moles não mineralizados em mamíferos encontrados em depósitos sedimentares pouco favoráveis à preservação. Paleo RJ/ES Virtual, Vitória, Espírito Santo.
Gomes W.A., Machado M.F., Bélo P. & Alves E.F. (2020b) Biomoléculas em fósseis de mamíferos cenozoicos: reivindicações de tecidos moles não mineralizados em fósseis recuperados de diferentes contextos tafonômicos. Paleo RJ/ES Virtual, Vitória, Espírito Santo.
Gupta N.S. (2014) Biopolymers - A molecular paleontology approach (Topics in Geobiology). Volume 38. Dordrecht: Springer. 199 p.
Hilá C.V.D. (2008) O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português. Trabalhos em Linguística Aplicada, 47(1): 183–201. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132008000100011
Kellner A. (2015) Apresentação: para onde caminha a paleontologia brasileira? Ciência e Cultura, 67(4): 20–24. http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602015000400009
Kortz K.M. & Murray D.P. (2009) Barriers to College Students Learning How Rocks Form. Journal of Geoscience Education, 57(4): 300–315. https://doi.org/10.5408/1.3544282
Libâneo J.C. (1993) Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: Alternativa. 270 p.
Lima R.M., Silva M.S.L., Almeida J.M., Véras M.A.S. & Cavalcanti M.L.F. (2015) Contribuições da disciplina de paleontologia e evolução para a formação dos licenciados em ciências biológicas do CCA-UFPB (p. 22259–22268). In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação. Volume 12. Curitiba: CONEDU.
Martindale R.C. & Weiss A.M. (2020) “Taphonomy: Dead and Fossilized”: A new board game designed to teach college undergraduate students about the process of fossilization. The Journal of Geoscience Education, 68(3): 265–285. https://doi.org/10.1080/10899995.2019.1693217
Mendonça A.P. (2015) Alinhamento Construtivo: Fundamentos e Aplicações (p. 109–130). In: Gonzaga A.M. (Ed.). Formação de Professores no Ensino Tecnológico: Fundamentos e Desafios. Curitiba: CRV. 300 p.
Oliva E. (2018) Ensino da Paleontologia em espaços não formais. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Paleontologia). Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora/ Universidade Nova de Lisboa, Évora, Portugal.
Schweitzer M.H. (2003) Reviews and Previews: The Future of Molecular Biology. Palaeontologia Electronica, 5(2): 1–11.
Schweitzer M.H. (2004) Molecular paleontology: some current advances and problems. Annales de Paléontologie, 90(2): 81–102. https://doi.org/10.1016/j.annpal.2004.02.001
Schweitzer M.H. (2011) Soft Tissue Preservation in Terrestrial Mesozoic Vertebrates. Annual Review of Earth and Planetary Sciences, 39: 187–216. https://doi.org/10.1146/annurev-earth-040610-133502
Schweitzer M.H., Schroeter E.R. & Czajka C.D. (2020) Dinosaurs: How We Know What We Know. Boca Raton: CRC Press. 562 p.
Silva D.C., Reis R.A., Silva L.E. & Domiciano T.D. (2019) Paleontologia e ensino de ciências: uma análise dos documentos oficiais e materiais presentes nos anos finais do ensino fundamental. ACTIO: Docência em Ciências, 4(1): 111–126. https://doi.org/10.3895/actio.v4n1.8001
Sousa R.C., Silva I.R., Santos S.F., Figueiredo A.E.Q. & Fortier D.C. (2016) O ensino de Paleontologia nas escolas públicas estaduais de Floriano-PI na concepção dos docentes. In: III Congresso Nacional de Educação no Estado do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte.
Teixeira P.P. (2016) Ensino de evolução e religiosidade: o caso de duas escolas estaduais do Rio de Janeiro. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Thomas B. & Taylor S. (2019) Proteomes of the past: the pursuit of proteins in Paleontology. Ex-pert Review of Proteomics, 16(11-12): 881–895. https://doi.org/10.1080/14789450.2019.1700114
Unicesumar (2017a) PPC – Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas. Ponta Grossa: Faculdade Cesumar de Ponta Grossa – IES 17420. 171 p.
Unicesumar (2017b) PPC – Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Ponta Grossa: Faculdade Cesumar de Londrina – IES 17632. 159 p.
van der Reest A.J. & Currie P.J. (2020) Preservation frequency of tissue-like structures in vertebrate remains from the upper Campanian of Alberta: Dinosaur Park Formation. Cretaceous Research, 109: 104370. https://doi.org/10.1016/j.cretres.2019.104370
Whitear M. (1956) XCVII.—On the colour of an ichthyosaur. Annals and Magazine of Natural History, 9(106): 742–744. https://doi.org/10.1080/00222935608655889
Worheide G., Dohrmann M. & Yang Q. (2016) Molecular paleobiology – Progress and perspectives. Palaeoworld, 25(2): 138–148. https://doi.org/10.1016/j.palwor.2015.01.005
Zucon M.H., Vieira F.S., Prazeres M.F.F. & Dantas M.A.T. (2010) O ensino de Paleontologia e a percepção dos alunos do curso de Biologia da Universidade Federal de Sergipe. In: Anais do IV Colóquio Intern. Educ. e Contemporaneidade. Aracaju: EdUFS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos / Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A) Autor(es) e o periódico mantêm os direitos da publicação; os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial sob qualquer caráter de ineditismo; qualquer utilização subsequente de trechos de manuscritos (e.g., figuras, tabelas, gráficos etc.) publicados na Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza deve reconhecer a autoria e publicação original / Author (s) and the journal maintain the rights of publication; the authors grant the journal the right of first publication, being prohibited their total or partial reproduction in any character of novelty; any subsequent use of excerpts from manuscripts (e.g., figures, tables, graphics, etc.) published in Research and Teaching in Exact and Natural Sciences must acknowledge the original authorship and publication.
B) Autores tem o direito de disseminar a própria publicação, podendo, inclusive disponibilizar o PDF final do trabalho em qualquer site institucional ou particular, bem como depositar a impressão da publicação em bibliotecas nacionais e internacionais / Authors have the right to disseminate the publication itself, and may also make available the final PDF of the work in any institutional or private site, as well as depositing the printing of the publication in national and international libraries.