Proposta de Plano de Aula sobre Paleontologia Molecular para inserção em disciplina de Paleontologia de cursos de graduação em Ciências Biológicas

Autores

  • Everton Fernando Alves Universidade de Santo Amaro
  • Márcio Fraiberg Machado Faculdade Adventista Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v5i0.1695

Resumo

A Paleontologia Molecular não tem sido contemplada nas ementas da disciplina de Paleontologia de cursos de graduação em Ciências Biológicas. No entanto, se inserida no Plano de Ensino da disciplina, a Paleontologia Molecular poderia aproximar os futuros biólogos da Paleobiologia, um campo de pesquisa praticamente inexplorado no Brasil. Logo, considera-se que a Paleontologia Molecular é relevante para compor Planos de Aula que considerem campos de pesquisa emergentes a serem explorados pelos futuros biólogos. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um Plano de Aula com conteúdos introdutórios da Paleontologia Molecular e propô-lo como modelo a ser inserido na disciplina de Paleontologia de cursos de graduação em Ciências Biológicas. A proposta final do Plano de Aula trouxe uma síntese já prevista do conhecimento paleomolecular, que poderá agilizar a ação educativa e minimizar as dificuldades que surgem durante a pesquisa e a escolha do material por parte do docente. Ademais, o instrumento é aplicável em apenas duas horas-aula. Acredita-se que, da forma como o produto educacional foi pensado, poderá enriquecer as práticas pedagógicas docentes, ampliando a bagagem de conteúdos e instrumentais didático-pedagógicos do professor e promovendo a formação de uma nova geração de profissionais mais capacitados para lidar com questões científicas emergentes.

Palavras chave: Ensino de Paleontologia, biomateriais não mineralizados, biomoléculas endógenas, instrumentos didático-pedagógicos.

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Publicado

26-04-2021

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING