Uma entrevista com Dawid Surmik: pesquisa e ensino da Paleontologia Molecular

Everton Fernando Alves

Resumo


Esta entrevista foi realizada com o tafônomo molecular polonês Dawid Surmik, um dos maiores especialistas em Paleontologia Molecular da atualidade. Surmik nos conta sobre os desafios que despertaram o seu interesse pelo estudo da Paleobiologia de tetrápodes marinhos e terrestres do Mesozóico por meio da aplicação de técnicas inovadoras de detecção de biomoléculas antigas. Na primeira parte da entrevista, Surmik explica o que é a Paleontologia Molecular, os objetos de estudo, a importância das pesquisas paleomoleculares e as principais técnicas utilizadas em suas investigações. Na segunda parte da entrevista, Surmik apresenta a forma como a Paleontologia Molecular pode ser ensinada para níveis básicos da educação, como no caso do Ensino Fundamental e Médio, e para o Ensino Superior em nível de graduação em Ciências Biológicas. Na última parte, Surmik explora brevemente as possíveis abordagens de investigação da Paleontologia Molecular a partir da perspectiva da Educação em Ciências.

Palavras chave: Ensino de Paleobiologia, Tafonomia Molecular, biomoléculas antigas, educação em ciências.


Texto completo:

PDF

Referências


Kłoskowicz M. (2018) Paleopatologia. Gazeta Uniwersytecka UŚ, 9(259): 16–17.

Surmik D., Boczarowski A., Balin K., Dulski M., Szade J., Kremer B. & Pawlicki R. (2016) Spectroscopic Studies on Organic Matter from Triassic Reptile Bones, Upper Silesia, Poland. PLoS ONE, 11(3): e0151143. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0151143

Warchala M. (2016) Naukowcy z Uniwersytetu Śląskiego zajrzeli do krwinek triasowych gadów. Magazyn Katowice. Disponível em: https://katowice.wyborcza.pl/katowice/1,35055,19819535,naukowcy-z-uniwersytetu-slaskiego-zajrzeli-do-krwinek-triasowych.html (Acesso em 03/02/2021).




DOI: http://dx.doi.org/10.29215/pecen.v5i0.1651

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Autor e Revista mantêm os direitos da publicação

____________________________________________
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza - CFP - UFCG
Cajazeiras - PB, Brasil
(ISSN 2526-8236)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INDEX COPERNICUS INTERNACIONAL

 

ICI WORLD OF JOURNALS