MARCAS DA VIOLÊNCIA NA CULTURA POPULAR
DOI:
https://doi.org/10.56814/34qn2g69Resumo
A Cultura Popular, assim denominada por Integrar um universo de pessoas afeitas às coisas do cotidiano e de um modo de vida reconhecido pelas formas de sociabilidade comum, tem na música um extraordinário veículo de Identidade. Marcas da língua, da região, do folclore, do modo de vivenciar sentimentos são elementos que enriquecem esse identitarismo de forma a unir sujeitos de classe socials diferentes, mas sintonizados pela abbosrção da arte como ponto dessa união. Assim, Identificamos que há aculturamentos que participam das formas de definir sentimentos e comportamentos sociais. E a música se impõe como uma Importante fixação de comportamentos que podem ir do lírico-romântico ao social. Neste último aspecto, a vlolência compões grande parte das músicas das décadas de 70/80, sendo duas delas aqui analisadas neste artigo.
PALAVRAS-CHAVE: MÚSICA, VIOLÊNCIA, CULTURA POPULAR
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aAtribuiçãoNãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).