A LITERATURA E OS SETE SABERES: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA E TRANSDICIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.56814/red.v2i1.2094Resumo
A literatura por meio de seus vários gêneros aborda questões essenciais sobre a vida. É uma área que lida com as especificidades humanas, utilizando uma linguagem metafórica, que permite a descoberta de outros possíveis modos de vida. Assim sendo, pretendemos neste trabalho discutir “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, elaborados pelo filósofo Edgar Morin (2002), a partir de textos literários, que tematizem a condição humana. Desta forma, “Os sete saberes” podem ser discutidos e analisados no contexto de sala de aula, por meio do texto literário, como um mecanismo de aprendizagem, visando a compreensão das potencialidades humanas. Nossa proposta metodológica consiste em mostrar que a poesia, gênero literário que alia as subjetividades humanas, promove a construção desses novos saberes. Para tanto, selecionamos alguns poemas de Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Manoel de Barros e Thiago de Mello, para reflexões sobre o desenvolvimento de uma educação que integre a totalidade do ser. Esperamos que a literatura seja um espaço transdisciplinar, dialogando com outras áreas do conhecimento, para elevação, promoção e socialização humana.
Palavras-chave: Educação, Literatura, Ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aAtribuiçãoNãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).