HORÁCIO E RICARDO REIS, POETAS DO VINHO E DA VIDA: CONFRONTOS E APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.56814/red.v2i1.2084Resumo
Neste trabalho, comparamos odes de Horácio e de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa. Objetivamos contribuir com os estudos clássicos, cujo espaço tem se reduzido na academia. Tomamos como objeto a atualização de formas e temas do poeta latino na obra de Pessoa, compreendendo que o carpe diem, o aurea mediocritas, a brevidade da vida e o ritual da festa, como temas literários, ainda interessam. Fundamentamo-nos em Silva (2011), Tringali (1995), Alves (1993), Padrão (1973) e Cardoso (2011).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aAtribuiçãoNãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).