TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E A RESISTÊNCIA AOS EFEITOS DO COLONIALISMO NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.56814/red.v1i1.1832Resumo
O objetivo do presente texto é contribuir com o pensamento decolonial a partir da perspectiva da Teologia da Libertação no continente latino-americano, embora pareça ser um contrassenso tentar falar de uma relação positiva entre religião e decolonialismo na América Latina, considerando a “benção” das Igrejas cristãs ao processo colonizador das Américas.Referências
BINGEMER, Maria Clara. Teologia latino-americana: raízes e ramos. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC, 2017.
BOFF, Leonardo; BOFF, Clodovis. Como fazer teologia da libertação. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
BUEY, Francisco Fernández. Sobre izquierda alternativa y cristianismo emancipador. Madrid: Editorial Trotta, 2021.
CORNILLE, Catherine. Conferências Duffy sobre cristianismo global. In. BINGEMER, Maria Clara. Teologia latino-americana: raízes e ramos. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC, 2017.
COSTA, J. C. de L. Profetismo e transformação sociocultural: um estudo da semente da secularização no profetismo hebraico. In. Estudos de Religião, v. 29, n. 2, pp. 162-175, jul.-dez. 2015. Disponível em <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6342543.pdf.>. Acesso em 19 ago. 2021.
DUSSEL, Enrique. Para uma ética da libertação latino-americana V: uma filosofia da religião antifetichista. São Paulo: Loyola, 1980.
FO, Jacopo; TOMAT, Sergio; MALUCELLI, Laura. O livro negro do cristianismo: dois mil anos de crimes em nome de Deus. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
LÖWY, Michael. A guerra dos deuses: religião e política na América Latina. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SANTOS, Beni dos. Introdução a uma leitura do documento a partir da opção preferencial pelos pobres. In. Evangelização no presente e no futuro da América Latina: conclusões da III conferência geral do episcopado latino-americano (texto oficial). São Paulo: Edições Paulinas, 1979.
VATICANO. Constituição Pastoral Gaudium et Spes. https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651207_gaudium-et-spes_po.html>. Acesso em 18 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aAtribuiçãoNãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).