O HEROÍSMO SEM BERÇO E SEM HERÓI NO TEATRO DE DIAS GOMES
DOI:
https://doi.org/10.56814/red.v1i1.1822Resumo
-Referências
BRANDÃO, Junito de Sousa. Mitologia grega (Vol. III). Petrópolis/RJ: Vozes, 1987.
BROMBERT, Victor. Em louvor de anti-heróis: figuras e temas da moderna literatura europeia (1830-1980). Trad. José Laurenio de Melo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. 15 ed. Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix, 2010.
DETIENNE, Marcel. A invenção da mitologia. 2 ed. Trad. André Telles; Gilza Martins Saldanha da Gama. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília/DF: UNB, 1998.
GOMES, Dias. Roque Santeiro ou O Berço do Herói. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1991.
GOMES, Dias. O berço do herói. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
KOTHE, Flávio R. O herói. 2 ed. São Paulo: Ática, 1987.
LEVI, Primo. É isto um homem? Trad. Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
MICHALSKI, Yan. “Prefácio”. In.: GOMES, Dias. O Santo Inquérito. 13 ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996. (Coleção Prestígio).
PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007 (Coleção Debates).
REIS, Carlos. Dicionário de Estudos Narrativos. Coimbra/Portugal: Almedina, 2018.
ROSENFELD, Anatol. O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
WATT, Ian. Mitos do individualismo moderno: Fausto, Dom Quixote, Dom Juan, Robinson Crusoe. Trad. Mario Pontes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aAtribuiçãoNãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).