A MULHER, AS CARTAS E O DESTINO: HISTÓRIA COMO TECIDO ESTRUTURANTE NO CONTO DE MACHADO DE ASSIS

Autores

  • Carlos Gildemar Pontes Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.56814/red.v1i1.1821

Resumo

A cartomante, de Machado de Assis, inserido no contexto do final do século 19, oferece algumas pistas do comportamento da sociedade da época e da visão de um Machado (narrador) sobre esta sociedade. O conto traz no nível da linguagem elementos que se interligam a outros contos e até mesmo a outros romances do autor. A ironia, a ambiguidade, a redundância e o paradoxo são recorrentes enquanto figuras no texto, funcionando como um processo sistemático na composição da linguagem machadiana. O mundo ficcional de Machado está repleto de personagens infelizes, solitárias, usurpadas pela sorte. N’A cartomante, Machado explora o conflito interior das personagens no confronto de umas com as outras. Um caso “comum” de adultério, se visto pela ótica de hoje, transformado numa tragédia. O texto começa com uma relação intertextual, um dos aspectos formais do texto machadiano. Machado aproveita o clima de enigma e mistério que envolve a expressão hamletiana e introduz as personagens neste mesmo clima. A partir destas considerações iniciais, faremos um levantamento do contexto histórico em que foi escrito o conto. É importante notar que as datas para Machado de Assis não são apenas acontecimentos ao acaso, remetem para a História do Brasil e para sua própria história. E Machado esteve atento às transformações político-culturais por que passou o Brasil da segunda metade do século 19 em diante, de modo a interpretar os fatos históricos e a sociedade finissecular por intermédio de suas narrativas.

Biografia do Autor

  • Carlos Gildemar Pontes, Universidade Federal de Campina Grande
    Professor de Literatura da UFCG-CFP-UAL. Mestre em Letras UERN. Doutorando em Letras UERN. Escritor.

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Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

LINHA 1: Línguas e Literaturas em suas diversas conceitualizações, teorias críticas e crítica literária