Jogos Cooperativos: uma proposta inovadora para o ensino da Educação Ambiental

Autores

  • Hugo da Silva Florentino Universidade Federal de Campina Grande Universidade Federal da Paraíba
  • Laryssa Abílio Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco José Pegado Abílio Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.29215/pecen.v1i2.455

Resumo

Este artigo descreve a experiência na construção, aplicação e avaliação de um jogo de tabuleiro cooperativo baseado na Carta da Terra. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo, desenvolvido e validado com alunos/as de diferentes níveis de ensino de uma escola pública do município de João Pessoa-PB. Os resultados indicaram que o jogo teve uma avaliação positiva na aceitação e satisfação dos/as alunos/as, sendo uma proposta inovadora, dinâmica e criativa para se trabalhar a educação ambiental em diferentes níveis de ensino, pois permite que sejam trabalhados não apenas questões ambientais, mas questões sociais, éticas, políticas, econômicas e culturais de forma cognitiva, afetiva, criativa e reflexiva, promovendo simultaneamente o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à construção de uma sociedade sustentável.

Palavras chave: Educação Ambiental, Carta da Terra, jogos cooperativos.

Cooperative Games: an innovative proposal for the teaching of Environmental Education

Abstract: This article describes the experience of construction, implementation and evaluation of a cooperative board game named "RCT Game" based on the Earth Charter. This is a qualitative study, based on an exploratory and descriptive approach. It was developed and validated with students of different levels of education in a public school in the municipality of João Pessoa, Paraiba. The results indicated that the game had a positive evaluation in the acceptance and satisfaction of the students, being an innovative, dynamic and creative proposal to work on environmental education at different levels of education, as it allows to work not only environmental issues but also social, ethical, political, economic, and cultural issues in a cognitive, affective, creative and reflexive way, while promoting the development of knowledge, attitudes and skills needed to build a sustainable society.

Key words: Environmental Education, Earth Charter, cooperative games.

Referências

Abuhab P. & Blauth G. (2011) Jogo de Tabuleiro - a Carta da Terra. Florianópolis: Instituto Harmonia da Terra. 36 p.

Bechelli G. (2005) Resgatando os Valores Universais na Educação através dos Jogos Cooperativos. Monografia de especialização, Programa de Pós-Graduação em Jogos Cooperativos, Centro Universitário Monte Serrat, Santos, São Paulo.

Brasil (2006) Educação para a Cidadania: Guião de Educação para a Sustentabilidade: Carta da Terra. Brasília: MEC. 62 p.

Brotto F. O. (2002) Jogos Cooperativos – O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência. 2° edição. Santos: Projeto Cooperação. 160 p.

Carta da Terra (2007) A carta da Terra. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda

/_arquivos/carta_terra.pdf. (Acessado em 16/08/2017).

Carvalho E.M. & Chacur M.M. (2012) Jogo Ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico. Revista Eletrônica Mestrado Educação Ambiental, 28: 274–278.

Dias G.F (2003) Um Grande Desafio: dimensões humanas das alterações globais. (p. 243–254). In: Dias G.F. (Ed.). São Paulo: Gaia. 551 p.

Falcão P. (2008) Criação e Adaptação de Jogos em T & D. 2° edição. Rio de janeiro: Qualitymark. 118 p.

Florentino H.S. (2013) Educação Ambiental no Bioma Caatinga: por uma formação continuada de professores no município de Sumé-PB. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba.

Freire P (1980) Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Moraes. 116 p.

Freire P. (2009) Educação Como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 150 p.

Gadotti M. (2010) A Carta da Terra na Educação. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 104 p.

Guerra R.A.T. & Abílio F.J.P. (2006) Educação Ambiental na Escola Pública. João Pessoa: Foxgraf. 146 p.

Gil A.C. (2008) Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas. 184 p.

Graciolli-Patriarcha S.R. (2009) Jogo “Guardião do Meio Ambiente": uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e educação ambiental. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Gramigna M.R. (2007) Jogos de Empresas e Técnicas Vivenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 160 p.

Grun M. (1996) Ética e Educação Ambiental: A conexão necessária. Campinas: Papirus. 123 p.

Guimarães M. (2004) A Formação de Educadores Ambientais. Campinas: Papirus. 174 p.

Jacobi P. (2003) Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, 1(118): 189–205.

Kammi C. & Devries R.P. (1991) Jogos em Grupo na Educação Infantil: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural. 352 p.

Leff E. (2001) Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez. 240 p.

Loureiro C.F.B. (2007) Educação Ambiental Crítica: contribuições e desafios (p. 66–71). In: Mello S.S. & Trajber R. (Coord.). Vamos Cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: MEC/MMA/UNESCO. 248 p.

Miranda S. (2001) No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, 168(28): 64-66.

Neves M.C.D. & Pereira R.F. (2006) Divulgando a Ciência: de brinquedos, jogos e do vôo humano. Maringá: LCV edições. 160 p.

Oliveira V.B. (2004) Jogos de Regras e a Resolução de Problemas. 2° edição. Petrópolis: Vozes. 92 p.

Richardson R.J. (2007) Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3° edição. São Paulo: Atlas. 334 p.

Scocuclia A.C. (1999) A História das Ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa: UFPB/ Ed. Universitária. 205 p.

Triviños A.N.S (2009) Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 175 p.

Tuan Y. (2012) A Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: EDUEL. 342 p.

Vasconcellos C.S. (2004) Construção do Conhecimento em Sala de Aula. São Paulo: Libertad. 144 p.

Vygotsky L.S. (2001) A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 487 p.

Downloads

Publicado

11-12-2017

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO / EDUCATION AND TEACHING