Uso terapêutico de Aloe vera e Plasma Rico em Plaquetas associados ao açúcar cristal no tratamento de lesões em membro de equino: relato de caso
Resumo
Lesões locomotoras em equinos são causa comum de solicitação da Medicina Veterinária, afetando cavalos de qualquer idade, gênero ou raça, trazendo prejuízos econômicos à equideocultura. O presente trabalho descreve o tratamento de uma lesão de membro posterior em uma égua quarto de milha de cinco anos, utilizando Plasma Rico em Plaquetas (PRP) e uma associação de gel de babosa (Aloe vera) e açúcar cristal. Durante os dois primeiros meses de tratamento, a lesão foi higienizada com água corrente e administrado sulfadiazina de prata à 1.0%. Concomitantemente, aplicou-se PRP a cada dois dias, seguido pelo spray de prata. Na segunda fase do tratamento, o PRP e o spray foram suspensos, e o gel de babosa e açúcar os substituíram. Neste período, a lesão era higienizada com água, seguido da aplicação da mistura de babosa e açúcar duas vezes ao dia. Observou-se que, o uso do PRP estimulou o crescimento de tecido muscular e epitelial, enquanto o gel de babosa associado ao açúcar promoveu o fechamento da lesão. Esta abordagem terapêutica se mostrou eficaz, considerando seu baixo custo e eficácia na cicatrização. Ademais, o estudo ressalta a importância dos hemoterápicos e fitoterápicos no processo de regeneração celular e cicatrização de lesões em equinos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos / Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A) Autor(es) e o periódico mantêm os direitos da publicação; os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial sob qualquer caráter de ineditismo; qualquer utilização subsequente de trechos de manuscritos (e.g., figuras, tabelas, gráficos etc.) publicados na Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza deve reconhecer a autoria e publicação original / Author (s) and the journal maintain the rights of publication; the authors grant the journal the right of first publication, being prohibited their total or partial reproduction in any character of novelty; any subsequent use of excerpts from manuscripts (e.g., figures, tables, graphics, etc.) published in Research and Teaching in Exact and Natural Sciences must acknowledge the original authorship and publication.
B) Autores tem o direito de disseminar a própria publicação, podendo, inclusive disponibilizar o PDF final do trabalho em qualquer site institucional ou particular, bem como depositar a impressão da publicação em bibliotecas nacionais e internacionais / Authors have the right to disseminate the publication itself, and may also make available the final PDF of the work in any institutional or private site, as well as depositing the printing of the publication in national and international libraries.