A economia solidária no currículo da EJA: desafios e perspectivas para a formação docente

Autores

  • Simary Muniz de Oliveira IFPB
  • Mayara Muniz de Oliveira UERN
  • Vorster Queiroga Alves UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.397

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar como o currículo da EJA pode ser um instrumento de formação continua para docentes que atuam na EJA. Foi realizado um estudo de campo, sendo utilizada a entrevista para coletar dados junto as instituições pesquisadas, que foram três escolas da rede pública sendo (01) municipal e (02) estaduais que atendem aos alunos da EJA do Ensino Fundamental e Médio e a visita a Presidenta da Cooperativa de empreendimentos solidários na cidade de Pombal/PB. Os resultados indicam uma expectativa positiva por uma visão melhor de mundo, adquirir conhecimento intelectual e através de sua aprendizagem os mesmos podem ter a sua libertação, seja econômica, social ou mesmo modificar a realidade na qual está inserido. Os cooperados viram que a Economia Solidária pode ser um meio de melhoria de vida, mas que só através do conhecimento e entendimento do que seria empreendimento solidaria seria mais fácil conscientizar mais cooperados e poderem aos poucos libertarem um grande número de sujeitos do capitalismo que fazem dos mesmos verdadeiros escravos da economia social.

 

PALAVRAS – CHAVE: EJA, Currículo; Economia Solidária; Formação do Docente.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades